É importante que as doações sejam feitas o quanto antes, pois o sangue coletado passa por uma série de testes até ser encaminhado ao receptor
Os feriados prolongados significam uma preocupação para os bancos de sangue em todo o país e no Hemoraima (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Roraima) não é diferente. Com a proximidade do feriado prolongado da Proclamação da República, no dia 15 de novembro, a unidade pede à população que ajude a garantir os estoques de sangue.
A preocupação ocorre porque a demanda por sangue tende a aumentar em feriados prolongados, sobretudo devido ao crescimento no fluxo de pessoas atendidas nas portas de urgência e emergência. O número de acidentes e outras ocorrências tende a aumentar e, consequentemente, aumenta também a demanda por cirurgias nos hospitais.
De acordo com assistente social do Hemoraima, Rafaela Pessoa, a intenção é que ao longo dessa semana a unidade possa receber o maior número de doadores possíveis, tendo em vista o feriado prolongado, a partir do próximo sábado. “Contamos com a solidariedade dos doadores para que possamos garantir que todas as demandas poderão ser prontamente atendidas”, ressaltou.
É importante que as doações sejam feitas o quanto antes, pois o sangue coletado nunca segue direto para o paciente, pois passa por várias etapas antes de ser liberado. Até chegar ao receptor, o sangue passa por uma triagem e testes de sorologia e imuno-hematologia, para comprovar que está apto à transfusão. Além disso, uma mostra do material é enviada a Manaus para exames mais complexos, o que demora cerca de 48h para que os resultados sejam obtidos. Concluídas essas etapas, se não houver nenhum empecilho, a bolsa é liberada.
O Hemoraima é responsável pela captação e distribuição de sangue para todas as unidades de saúde da Capital e Interior do Estado, incluindo a rede privada. Uma vez coletado no Hemoraima o sangue é distribuído para as agências transfusionais, que funcionam 24 horas, dispensando sangue sempre que houver necessidade nas unidades.
COMO DOAR – Os interessados em doar sangue devem comparecer ao Hemoraima de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima).
Para ser um doador de sangue basta ser saudável, ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade precisam estar acompanhados dos pais. Os doadores devem pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. É preciso ter uma boa noite de sono e no dia da doação tomar um café da manhã reforçado. Também é necessário levar documentos com foto para que a doação seja oficializada.
É recomendado não ingerir alimentos gordurosos nem fumar até duas horas antes da coleta. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto. Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o voluntário preenche um cadastro e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida.
FONTE: GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA