Em 2019, a Escola Estadual Professora Maria das Dores Brasil foi semifinalista no prêmio com um projeto sobre biolarvicida no combate aos mosquitos

Estão abertas as inscrições para a 7° edição do Prêmio Respostas para o Amanhã. Os interessados devem acessar o endereço eletrônico www.respostasparaoamanha.com.br até o dia 10 de agosto. O projeto é voltado para professores e alunos da rede pública de ensino de todo o País.
O prêmio busca estimular e divulgar projetos de investigação científica ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino, com o foco na abordagem Stem (sigla em inglês que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para o ensino de Ciências, uma tendência em vários países.
Os projetos são desenvolvidos com base no diálogo entre as Ciências e a Tecnologia, Engenharia e Matemática, em busca de soluções para determinado desafio ou problema real.
“O prêmio motiva os alunos à participação em grupo e a desenvolverem iniciativas inovadoras dentro da sua escola por meio da abordagem Stem, criando soluções para problemas locais ou globais a partir da realidade da escola”, explicou Diego Almeida, assessor curricular da DIFC (Divisão de Fortalecimento do Currículo) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).
No ano passado, a equipe da Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral Professora Maria das Dores Brasil foi semifinalista no prêmio e recebeu Menção Honrosa com o projeto “Biolarvicida: no combate às larvas dos mosquitos Aedes aegypti e Culex (transmissor da febre amarela)”. O projeto foi orientado pela professora Eliana Furtado.
Como participar
Este ano, o prêmio está com novidades. Para participar, o professor orientador deve acessar o site e se inscrever. Após isso, receberá login e senha para inscrever o projeto e a equipe, que este ano poderá ser composta de três a cinco estudantes. Todas as demais orientações e os passo a passo está disponibilizado no site www.respostasparaoamanha.com.br.
A equipe do prêmio também disponibilizará mentorias online para as 20 equipes semifinalistas e para as 10 equipes finalistas para o desenvolvimento do modelo/protótipo. Também será realizado o lançamento do aplicativo Respostas para o Amanhã, exclusivo para Android.
“Para auxiliar nos projetos, o prêmio disponibiliza aos professores e estudantes um conjunto de temáticas e conteúdos que enriquecem as aulas e, consequentemente, os projetos a serem desenvolvidos”, disse Diego.
No portal do prêmio, a Sala dos Professores reúne materiais diversificados que se conectam com o currículo escolar e estão organizados em diferentes formatos, como cursos com certificação e um percurso formativo que inclui um espaço de interação entre os professores.
Além disso, os professores contam ainda com um Banco de Práticas Educativas de projetos realizados em edições anteriores, que podem servir de exemplo para orientar os estudantes na elaboração do projeto.
Premiação:
· Projetos semifinalistas: um notebook Samsung para o professor orientador e até dois professores parceiros;
· Projetos finalistas: participação das 10 equipes na I Mostra do Prêmio Respostas para o Amanhã em São Paulo; e
· Projetos vencedores/estudantes: 1° lugar um smartphone Samsung, 2° lugar um notebook Samsung e 3° lugar um tablete Samsung.
O prêmio é uma iniciativa da Samsung, com coordenação geral do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e conta com a parceria da Unesco, Reduca, OEI e Consed, realizado desde 2014 em vários países da América Latina. No Brasil, o prêmio já mobilizou mais de 161 mil estudantes, 11 mil professores e aproximadamente 4.800 escolas que inscreveram cerca de 7 mil projetos.