Por meio do Programa, estudantes da rede pública de ensino têm a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia do Senado Federal

Escolas públicas estaduais do Ensino Médio, com estudantes de até 19 anos, podem se inscrever no Programa Jovem Senador até o dia 17 de agosto. O projeto faz parte do Programa Senado Jovem Brasileiro e engloba, além de um concurso de redações, um ingresso para os estudantes conhecerem a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo do Brasil. Em Roraima 137 escolas estão aptas a participar do Programa.
Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos com o tema anual e enviar o melhor texto à Secretaria Estadual de Educação.
O tema da redação deste ano é “A Constituição Cidadã 30 anos depois”. O texto deve ser dissertativo-argumentativo e conter de 20 a 30 linhas. A Secretaria selecionará três redações para representar o estado na etapa nacional.
No Senado Federal, uma comissão julgadora é formada para classificar os textos de cada uma das unidades da Federação e também o primeiro, o segundo e o terceiro colocado.
Os autores das 27 melhores redações são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República.
O projeto conta com a parceria do MEC (Ministério da Educação), do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.
Por Dina Vieira
Foto: Divulgação