Estas feridas aparecem na boca e tendem a desaparecer naturalmente, dentro de uma a duas semanas, porém enquanto isso não acontece provocam dor e incómodo. Não espere mais: livre-se já das aftas.

As aftas são pequenas feridas que surgem na boca, mais especificamente nos lábios, nas gengivas, nas bochechas, na língua ou na garganta. Ainda não se sabe ao certo o que provoca o seu aparecimento, mas parecem surgir sobretudo devido a episódios extremos de cansaço, de stress e de ansiedade e quando o sistema imunitário está por um motivo ou outro mais fragilizado.Pasta de dentes
Pode ser aplicada diretamente ou diluída em água para bochechar.
Água oxigenada de 10 volumes
É vendida nas farmácias. Passe a substância na afta com um cotonete, eliminando assim as bactérias.
Chá-mate ou chá preto
Use-o para bochechar ou coloque o saco da infusão diretamente na afta. Mas atenção quando o preparar não lhe adicione açúcar.
Como evitar as aftas?
Mantenha uma higiene oral adequada: escove os dentes, passe o fio dental e bocheche com um liquido de desinfeção. Se tem aftas constantemente, e sente muitas dores ou experiencia ainda febre altas, tal poderá ser um sintoma de alguma condição mais grave de saúde – procure o seu médico!
O que comer quando tem aftas?
Alimentos cozidos e de fácil mastigação, como papas, purés ou sopas. E iogurtes, especialmente os probióticos que promovem a produção de bactérias benéficas no intestino, ideais para manter a manutenção de um organismo saudável. Evite alimentos mais duros como carne ou torradas; e também de cariz mais ácido, nomeadamente fruta, como o ananás, o kiwi e a laranja. Adicionalmente, o consumo de álcool não é de todo recomendado.
POR LILIANA LOPES MONTEIRO