Durante dois dias os convocados passaram por treinamento de ambientação

Os novos estagiários em Direito, aprovados no 12º processo seletivo para assumir as vagas extracurriculares oferecidas pela Defensoria Pública do Estado (DPE), começam a atuar na Instituição a partir desta segunda-feira, dia 06. Nessa primeira fase, foram convocados mais nove estudantes devem ser lotados tanto nos gabinetes dos defensores, como na Central de Agendamento e Peticionamento (CAPI), a fim de reforçar o serviço de atendimento à população.
Segundo o subdefensor, Stélio Dener, para preencher o quadro de estagiários serão convocados ainda mais estagiários a partir da próxima semana, obedecendo à rigorosa ordem de classificação do seletivo. Até o momento, 16 aprovados foram já chamados. Quem não apresenta a documentação necessária no prazo estabelecido, o seguinte da lista é convocado.
De acordo com o subdefensor público e coordenador do estágio, os novos estagiários vão auxiliar os defensores no atendimento aos assistidos. “Os estagiários convocados atuarão diretamente nas atividades junto ao defensor público ao qual estiverem subordinados e realizarão atividades de acordo com seu grau de instrução acadêmica”, explicou Dener.
Os nove estagiários receberam no último dia 02 e 03 de março, um treinamento de interação entre os integrantes da DPE e de ambientação com a realidade vivenciada pela Instituição. Participaram também dois estagiários na área de Psicologia e Administração.
A defensora pública, Anna Elize Fenoll, ministrou parte do treinamento dos estagiários. “A qualificação propiciou a eles [estagiários] ideia global sobre a missão da Defensoria Pública, como ela funciona, a importância da assistência jurídica gratuita a sociedade e a clareza no trabalho desempenhado por eles que irá beneficiar ainda mais o atendimento aos assistidos, bem como os novos conhecimentos que irão adquirir, agregando ao que já absorvem na faculdade, além da visão prática da atuação de um defensor”, esclareceu Anna Elize.
Para o estagiário Renan Gonçalves, o treinamento vem mostrar a real função da Defensoria perante a população. “Esse momento é essencial para o estagiário, pois poderemos perceber esse trabalho humanizado dos defensores, e entendermos que mais do que processos estaremos trabalhando com pessoas”, disse.
“Tudo o que vemos na teoria no ambiente acadêmicos, poderemos está colocando em prática, e percebendo toda a operacionalização do processo. E, além disso, acredito que estarei crescendo não só profissionalmente, mas também como ser humano a partir desse contato com os assistidos”, ressaltou Gonçalves.
O ESTÁGIO – Terá a duração de um ano, prorrogável por igual período, com uma jornada de quatro horas. Durante esse período, o estagiário receberá uma bolsa no valor de um salário mínimo e mais auxílio-transporte.
A lista com o nome dos convocados e documentação exigida pode ser conferida no site da Defensoria Pública. (http://defensoria.rr.def.br/site/), em: Download/ Estágio Forense/ 12° Seleção de Estágio.
FOTO: ASCOM/DPE-RR
ASCOM DPE-RR (095) 3623-1615