O serviço está sendo executado pela Seed e deve ser finalizado em até 90 dias


Serviços de revitalização dos prédios escolares, que há anos não recebiam reparos ou manutenção, dão continuidade ao propósito do Governo de Roraima em reconstruir a educação no Estado. Na vila São José, no município de Cantá, a comunidade escolar em breve receberá a Escola Estadual Barbosa de Alencar de cara nova.
O prédio escolar está recebendo revitalização geral, aproveitando que não estão sendo realizadas atividades presenciais na unidade de ensino. Será feita a instalação de forros, construção do padrão de energia, manutenção do telhado e das instalações elétricas com substituição de lâmpadas, manutenção da parte hidráulica e sanitária dos banheiros, colocação de piso na copa, pintura geral, além da troca de portas e janelas.
O serviço está sendo executado com recursos próprios pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e deve ser finalizado em até 90 dias. A Escola Estadual Barbosa de Alencar atende a 188 estudantes no Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).
A secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, disse que o Governo do Estado recebeu a pasta com praticamente todas as escolas em estado precário, sem reforma e sem revitalização, e que o trabalho de recuperação dos prédios escolares vem sendo feito desde o ano passado.
“No ano passado foram revitalizadas duas escolas e, neste ano, outras quatro. Mesmo em pandemia, o Governo do Estado continua trabalhando com muita atenção à educação, porque sabe que o ambiente escolar precisa ser seguro. As escolas precisam ter condições para atender a professores e alunos”, destacou Leila Perussolo.
ESCOLAS REVITALIZADAS – O Governo de Roraima, por meio da Seed, já revitalizou com recursos próprios seis instituições de ensino, sendo duas indígenas. Em fevereiro deste ano, foram entregues em Normandia totalmente revitalizadas as escolas indígenas Tuxaua Evaristo (na comunidade Xumina) e Índio Marajó (na comunidade Guariba), além da Escola Estadual Mariano Vieira (na sede do município).
A Escola Antônio Augusto Martins, na região da Confiança, no município do Cantá, também passou por reparos e manutenção na estrutura física. Em 2019, as escolas Fernando Granjeiro (no bairro Caranã) e Ana Libória (no bairro Mecejana), em Boa Vista, também foram contempladas com a revitalização.