
Atendimentos serão disponibilizados na Clínica Especializada Coronel Mota das 8h às 12h e 14h às 18h / Foto: Secom/Gov.RR /
O câncer de próstata não é o único vilão dos homens: a falta de cuidado com a saúde acaba gerando outras doenças que, assim como o câncer de próstata, também precisam ser evitadas. Para facilitar a vida do público masculino, a CECM (Clínica Especializada Coronel Mota) vai realizar a Semana de Prevenção da Saúde do Homem, a partir da próxima segunda-feira, dia 21, até sexta-feira, dia 25, das 8h às 12h e 14h às 18h.
A ação será aberta para usuários da unidade e visitantes. Uma equipe de enfermagem irá realizar serviços como aferição da pressão arterial, verificação da glicemia capilar, avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal) e avaliação da circunferência abdominal.
Os homens a partir dos 45 anos poderão fazer uma triagem para consulta com urologista. Caso seja detectada a necessidade, os enfermeiros farão o agendamento para o médico especialista. Além disso, serão realizadas palestras educativas sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata e a distribuição de material educativo sobre a saúde do homem.
O diretor da CECM, Sandro Fernandes, explicou que o intuito da ação é a sensibilização dos homens para a importância dos cuidados com a saúde. “A prevenção não deve ser apenas do câncer de próstata e sim de todos os problemas de saúde que podem acometer o homem”, enfatizou.
Como acessar os serviços de saúde
O posto de saúde deve ser a porta de entrada para um cidadão que procura cuidar da saúde. É lá que o clínico geral avalia o paciente e, se necessário, encaminha para consulta com especialista.
A Clínica Especializada Coronel Mota é o serviço de referência em medicina especializada. Para ser consultado lá é preciso passar primeiro pelo posto de saúde. O agendamento é feito pelo Coronel Mota e informado ao posto de saúde, que é a unidade responsável por comunicar o paciente sobre a data da consulta.
As consultas marcadas na CECM obedecem a um Sistema de Classificação de Risco, onde os pacientes são priorizados de acordo com o estado geral e não mais por ordem cronológica. A intenção é garantir atendimento mais rápido aos que mais precisam.
Quem define esta prioridade é um médico regulador, que avalia fatores como o risco que a pessoa tem de piorar se não for atendida em um curto prazo de tempo, idade, se a pessoa possui necessidades especiais, entre outros aspectos.
A classificação é feita por cores: a cor vermelha significa situações clínicas graves, cujo atendimento ocorre em até 30 dias; amarelo significa situações clínicas que precisam de agendamento prioritário (atendimento em até 60 dias); na cor verde, são situações que podem esperar por atendimento em até 90 dias e pessoas classificadas na cor azul, podem ficar na lista de espera.
Neste ano houve o crescimento de 30% na oferta de vagas na Clínica Especializada Coronel Mota devido ao aumento de profissionais na área de urologista, com oferta mensalmente de mil vagas na especialidade médica urologista, equivalente à 250 vagas por semana. Somente nos últimos quatros meses foi realizado 3.339 consultas para urologista.
FONTE: SECOM/GOV.RR