
O HMINSN é única maternidade pública de Roraima e realiza 95% dos partos do Estado / Foto: Secom/Gov.RR /
A prematuridade é a principal causa de morte de crianças do primeiro mês até os cinco anos de idade. O estudo publicado na renomada revista científica internacional Lancet, despertou a atenção da comunidade médica em todo o mundo. E para alertar para a importância do assunto, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth inicia hoje (17), Dia Mundial da Prematuridade, uma programação em alusão ao Novembro Roxo.
A 1º Semana do Prematuro visa despertar a adoção de estratégias para diminuição da taxa de prematuridade e é resultado de uma parceria entre a coordenação da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal da maternidade, do grupo de mães Pedras Preciosas e a Sociedade Roraimense de Pediatria. O evento inicia nesta quinta-feira (17), no auditório da Maternidade e encerra no sábado (19), no Parque Anauá.
Abrindo a programação será realizado um café da manhã de confraternização, com palestras e trocas de experiências entre mães que já passaram pela UTI Neonatal. Na sexta-feira (18), será realizada missa de Ação de Graças pela vida. Ambas as programações acontecem no auditório do HMINSN. E para o encerramento da semana, será realizado um picnic no Parque Anauá, no sábado (19).
São consideradas prematuras as crianças que nascem antes de completar 37 semanas. Existem duas classificações: os pouco prematuros (nascimento com 36 semanas de gestação, em média) – e os extremos prematuros (aqueles que nascem entre 23 e 28 semanas). Uma gestação normal e completa dura nove meses, ou 40 semanas.
Conforme a neonatologista, Ana Carolina Brito, a campanha tem o objetivo de sensibilizar para prevenir o parto prematuro junto ao médico, sempre que possível, divulgando as principais complicações para a saúde da criança.
“Atualmente a prematuridade é a principal causa da mortalidade infantil. À medida que essas crianças crescem, eles têm maior risco para problemas comportamentais e de aprendizagem”, ressaltou. Ainda segundo a neonatologista, a maioria dos casos são decorrentes de gestações na adolescência ou tardias, pré-natal deficitário e doenças maternas.
MATERNIDADE
O HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) é a única maternidade pública de Roraima e realiza uma média de 95% dos partos do Estado. A pesar de toda esta demanda, a unidade consegue manter uma taxa de óbitos abaixo da média recomendada pelo MS (Ministério da Saúde).
Das 800 internações anuais na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal, em média 8% vão a óbito, enquanto que a média nacional é de 10%. Mas a direção da unidade continua desenvolvendo estratégias e ações, a exemplo do Novembro Roxo para diminuir esse índice ainda mais.
NOVEMBRO ROXO
Criado em 2009, o Dia Mundial da Prematuridade é celebrado hoje em 50 países, com intuito de pensar estratégias para diminuição da taxa de prematuridade no mundo, que hoje soma nascimento de cerca de 15 milhões de bebês prematuros ao ano no planeta.
FONTE: SECOM/GOV.RR