
Ao dar a notícia, o deputado Hiran Gonçalves explicou que o material será entregue prioritariamente aos profissionais da linha de frente do enfrentamento da doença
A Cruz Vermelha Brasileira fez uma doação de 40 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as equipes multiprofissionais de saúde de Roraima. Na avaliação da instituição, o sistema de saúde do estado está colapsado e existe uma urgente necessidade de melhor equipar os profissionais da área da saúde para seguir em frente com o trabalho, sem que haja mais perdas humanas.
Ao anunciar a decisão da Cruz Vermelha em benefício da população de Roraima, o deputado Hiran Gonçalves (Progressistas/RR) explicou que o material será distribuído prioritariamente para os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente do enfrentamento da pandemia da covid-19.
“A Cruz Vermelha faz um trabalho excepcional no atendimento às pessoas mais vulneráveis. Dessa forma, agradeço ao presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Julio Cals, em nome do povo do meu estado, esta doação de 40 toneladas de EPIs para Roraima. Esse material vai dar outra dinâmica no trabalho desempenhado pelos profissionais de saúde de Roraima”, afirmou Hiran Gonçalves.
De acordo com o presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Julio Cals, a doação das 40 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para Roraima é parte de um programa da instituição que tem o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde no combate ao novo coronavírus. “O compromisso com o bem-estar de todos é o que move a Cruz Vermelha. Assim, criamos esta ação para garantir mais segurança àqueles que todos os dias arriscam suas vidas para cuidar das nossas vidas”, afirmou Cals.
Segundo o deputado Hiran o material, composto de luvas de látex, máscaras cirúrgicas, máscaras face shield, avental e óculos de proteção, está seguindo viagem em dois cargueiros. A previsão de chegada do material a Roraima é na semana que vem.
“Esses Equipamentos de Proteção Individual serão distribuídos por intermédio de protocolos internacionais seguidos pela Cruz Vermelha, priorizando as pessoas que estão na linha de frente do enfrentamento da pandemia e, dessa forma, os nossos profissionais de saúde estarão trabalhando com total segurança, sem termos grandes baixas como nós temos tido no nosso país com uma proteção inadequada”, argumentou Gonçalves.
Dirigindo-se ao presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Julio Cals, o deputado Hiran Gonçalves assinalou que a Câmara dos Deputados estava muito honrada e engrandecida de receber o presidente da Cruz Vermelha e o povo de Roraima agradecido por estar entre os estados contemplados com o envio dos EPIs. “Agradeço à instituição por esse trabalho tão comprometido que é desenvolvido no Brasil e no mundo”, disse.
Mais um estado e uma região também estão recebendo Equipamentos de Proteção Individual da Cruz Vermelha. O Amapá, que vive uma situação de colapso na saúde pública, para onde foram encaminhadas 50 toneladas de EPIs, e o Nordeste, que estará recebendo 27 toneladas destes equipamentos.