A cerimônia de formatura das turmas dos cursos de especialização em Força Tática e do Canil promovidos pela PMRR (Polícia Militar de Roraima) ocorrerá nesta quarta feira, 14, às 16h30 na Esplanada do Comando Geral da PMRR, localizada na Avenida Ene Garcez. Os cursos foram supervisionados e certificados pela Apics (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago) e pelo Idecan-BR (Instituto de Defesa Civil da Amazônia Brasileira) e desenvolvidos no Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), nas fazendas de instrução da PM/RR e do 7º BIS (Batalhão de Operações Especiais), para as instruções em área de selva.
FORÇA TÁTICA – O curso de Força Tática iniciou com a participação de 69 policiais militares, dois guardas civis municipais, dois policiais civis, um participante da Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania) e um policial federal.As aulas foram realizadas em três fases: teórica, teórica-prática e a prática. Ao todo serão 51 formandos, dos quais 47 são policiais militares. Desses, 30 permanecerão na Capital e os demais irão para o Interior, atuando diretamente contra a criminalidade, com todo o aparato necessário. As equipes de Força Tática atuam em ocorrências de grande repercussão. Tem conhecimento e atuação diferenciais com uso de armas longas e de impacto controlado. Atuam também em situações de distúrbio civil, reintegração de posse, rebeliões em presídios e missões de busca em selva. Após o término do curso, os policiais militares serão empregados no patrulhamento, atuando no reforço ao policiamento normal.
CANIL – Na ocasião também será realizada a formatura do curso de Cinotecnia Básica da PMRR, voltado para a atuação com cães. Entre os 25 participantes, estão policiais militares de Roraima e um de Rondônia, além de bombeiros militares, guardas civis municipais, agentes penitenciários, da polícia civil, e militares do Exército. O curso foi dividido em três módulos: teórico-prático, prático e estágio de patrulhamento tático.