A capacitação ocorre de segunda a sexta-feira, na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago
Quarenta profissionais da área social que trabalham no Centro Sócio Educativo e Abrigos estão sendo capacitados em técnicas de defesa pessoal. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 10h às 13 horas, na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago. A ação faz parte de uma parceria entre a Polícia Militar e a Setrabes (Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar Social).
A solicitação para realização do treinamento foi realizada especificamente para os integrantes do Projeto Acolhendo Quem Acolhe, e segundo subcomandante Geral da Polícia Militar, coronel Magalhães Damasceno, cursos desta natureza estreitam as parcerias com outras Secretarias. “A Corporação está sempre disposta a contribuir para melhoria dos serviços prestados à população”, reforçou.
Com carga horário de 15horas/aulas, a capacitação tem por objetivo treinar e preparar os sócio-orientadores e sócio instrutores para uma atuação mais eficaz durante o trabalho diário. Os servidores estão aprendendo técnicas de defesa corpo a corpo, bastão, bem como imobilizações com condução com evoluções e defesa quando envolver arma branca.
O instrutor do curso de Defesa Pessoal, sargento Dionnatan Costa, destacou que o curso foi adaptado com base na troca de informação da prática diária dos funcionários. “As instruções estão sendo ministradas dentro de suas competências e funções. O principal foco é ensinar a forma de agir em determinadas ocasiões, ressaltando que saber agir não se confunde com reagir”, disse.
Conforme a coordenadora do Projeto Acolhendo Quem Acolhe, Gardênia Nascimento, a capacitação é a primeira etapa do projeto, que busca valorizar e capacitar os servidores que desenvolvem as atividades dentro das unidades que estão veiculadas ao Departamento de Proteção Social Especial da Setrabes.
“Atuamos em área onde o trabalho é complexo e atendemos a um público que exige atenção diferenciada, portanto, essa capacitação irá orientar os servidores a como conter qualquer tipo de situação e até mesmo ajuda a manter a integridade física deles” enfatizou.
FONTE: GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA