
Gessicléia Freire Silva e Lídia Fernandes da Silva, de 26 e 35 anos, foram detidas na madrugada desse domingo (17) num hotel no bairro São Vicente, em Boa Vista, com droga, balança de precisão e medicamentos que seriam comercializados num garimpo no município de Mucajaí, Centro Sul de Roraima, segundo as duas confessaram.
Lídia é de Manaus, considerada foragida da Justiça do Amazonas, onde responde a processo por tráfico de drogas. A detenção das suspeitas foi feita por policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar, após denúncia de que num dos quartos do hotel havia duas foragidas do sistema prisional do estado vizinho.
Gessicléia negou ser do Amazonas e disse que nunca foi presa. Ela afirmou ser do município de Caracaraí, onde mora com a mãe e seus três filhos. Lídia Fernandes também é mãe de crianças que moram com uma tia em Manaus.
Ela confirmou aos policiais que já foi presa por tráfico de drogas, mas que ficou apenas 24 dias na cadeia e foi solta, mas com a obrigação de comparecer ao fórum nos meses seguintes para assinar uma frequência mensal. Há seis meses, ela deixou de cumprir sua obrigação. Lídia disse que não tem parente em Roraima e iria para o garimpo com a amiga.
Os militares encontraram droga no apartamento. Foi apreendida cocaína escondida dentro de uma rede. As duas mulheres negaram que a droga fosse delas e afirmaram ainda que não sabiam da existência do entorpecente escondido na rede.
Gessicléia disse aos PMs e depois na delegacia que recebeu a rede de um desconhecido, para entregá-la a um garimpeiro identificado apenas por Walace. Lídia confirmou a alegação da amiga e também disse que a rede foi entregue por um rapaz para que a levassem para o garimpo.
Além da droga, os policiais apreenderam uma balança de precisão usada para pesar ouro e também droga. Sobre o equipamento, as duas amigas entraram em contradição e se acusaram mutuamente. Gessicléia disse era da amiga que ia para o garimpo se prostituir e usaria para pesar ouro recebido como pagamento pelos serviços sexuais. Por outro lado, Lídia informou que a balança era de Gessicléia.
REMÉDIOS
Quase 40 cartelas dos antibióticos cefalexina e amoxilina, e ainda 27 de dipirona e ibuprofeno, medicamentos para dor e anti-inflamatórios, foram encontrados no apartamento onde as suspeitas estavam. A amazonense disse que eles eram seus e os levava para vender no garimpo.
As duas amigas foram conduzidas ao Plantão da Polícia Civil com todo material apreendido e após se inteirar da ocorrência, ouvir os policiais e interrogar as suspeitas, a delegada Eliane Gonçalves determinou a prisão de ambas por tráfico de droga. Gessicléia e Lídia foram levadas para a carceragem da PC, onde passaram o resto da noite. Pela manhã, elas seguiram para audiência de custódia, mas o resultado não foi informado até a conclusão da matéria.
Por Nonato Sousa/Do Roraima em Tempo