Ao todo, 63 policiais militares doaram sangue, em uma ação voluntária
Na manhã desta quinta-feira, 21, policiais militares da Capital e Interior foram até o Hemocentro (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Roraima). Ao todo, 63 policiais foram voluntários na doação de sangue, para atender ao chamado da unidade para reforçar o estoque e atender as demandas dos hospitais.
O Comandante da Polícia Militar, coronel Dagoberto Gonçalves explica que esta ação partiu da urgente e importante necessidade de se manter abastecido o banco de sangue. “A doação é voluntária, mas a PMRR, cujo lema é servir e proteger, sempre estende os braços para todos os atos de cidadania e da busca ao bem-estar da sociedade. Como a Corporação está mobilizando um efetivo para atuar na segurança dos Jogos Olímpicos, a equipe adotou este ato solidário, fazendo mutirão de coleta de sangue para minimizar o problema de estoque baixo do Hemocentro”, enfatizou.
Para a assistente Social do setor de Captação do Hemocentro, Rafaela Pessoa, essa ação em parceria com a pm é muito importante, pois estimula a doação de sangue entre as pessoas que fazem parte dessa Corporação, uma parceria muito bem-vinda. “O estoque de sangue está baixo para os fatores negativos e O positivo. É importante que os doadores e as pessoas que ainda não são doadores compareçam ao Hemocentro”, reforçou.
Ela informa que para se tornar doador, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos e estar bem de saúde. Após o cadastro, o voluntário passa por uma pré-triagem e uma triagem clínica. Após essas etapas, se o doador for considerado apto, será coletada uma bolsa de sangue de 400 a 450 ml, de acordo com o peso e a altura do voluntário doador. Homens podem doar sangue a cada dois meses e mulheres a cada três meses.
Para o soldado Luan Storny, de 25 de idade, a ação externa uma das maiores missões da PM que é salvar vidas. “Foi um prazer participar dessa ação de doação de sangue. Estamos a caminho do Rio de Janeiro, para participarmos dessa importante missão de segurança. Mas antes vamos ajudar a população roraimense, pois o policial militar salva vidas em serviço e também na folga, em ações como essa, um ato tão humano”, disse.
As doações dos policiais ocorrerão até sexta-feira, dia 22. O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30 e está em busca de doadores para estabilizar o estoque de sangue na unidade coletora.
FONTE: GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA