Nesta quarta-feira, 30, ocorrerá a 23ª edição do Dia do Desafio. O evento acontece anualmente na última quarta-feira de maio e tem o objetivo de fazer com que as pessoas destinem ao menos 15 minutos do dia para a prática de um esporte ou de exercícios físicos. Este ano, o dia tem como tema “Você se mexe e o mundo mexe junto”.
Em Boa Vista, o Dia do Desafio acontece por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Boa Vista, Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC) e do Sesc/RR, incentivando os participantes do projeto Academia Aberta a participarem de um grande “Aulão de Ritmos”. Este aulão busca reunir o maior número de pessoas possíveis e acontecerá na Praça Velia Coutinho, das 19h30 às 20h30.
Buscando atender toda a comunidade, o Sesc/RR ofertará diversas atividades lúdicas voltadas para o público infantil, tendo todas as ações devidamente orientadas por analistas de esporte e lazer. Durante o dia, as atividades serão realizadas na Vila Olímpica Roberto Marinho, em algumas escolas municipais e na sede do Sesc/RR.
Este ano, Boa Vista foi sorteada para competir contra as cidades Villavicencio, da Colômbia, que tem 482.045 habitantes e a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, que tem cerca de 500.000 habitantes. “O cálculo final é proporcional ao número de habitantes, ou seja, se nós conseguirmos mobilizar 5%, 6% ou 10%, quantificaremos para o sistema de gestão do Dia do Desafio”, destacou Aldevan Reis Dias, supervisor de recreação do Sesc.
Conheça mais
O Dia do Desafio foi criado no Canadá, em 1980, com a proposta de incentivar o interesse das pessoas pelas atividades físicas e por uma vida mais saudável. O movimento envolve agentes comunitários, além do poder público e instituições privadas. Em Roraima, o Sesc é quem coordena, mas quem realiza as atividades é a gestão municipal.
Por Jéssica Costa