Prefeitura firma parceria com Conselho Regional de Enfermagem para aprimorar atendimentos voltados à saúde da mulher

A Prefeitura de Boa Vista firmou mais uma parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de Roraima (Coren-RR). A finalidade é capacitar os profissionais e aprimorar o trabalho e atendimentos realizados na Saúde da Mulher, na rede municipal de saúde.

Por meio da parceria entre Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselho Regional, os enfermeiros que atuam nos atendimentos voltados à saúde da mulher e planejamento familiar serão capacitados pela Comissão Nacional de Saúde das Mulheres do Cofen e parceria.

O secretário municipal de Saúde, Cláudio Galvão, destaca que essa é mais uma parceria importante e que vai contribuir para o fortalecimento dos atendimentos na ponta.

“Estamos sempre investindo na capacitação de nossos profissionais com a finalidade de oferecer um serviço de qualidade e esta parceria só vem somar com a gente para fortalecer e ampliar ainda mais essa área de planejamento familiar na rede municipal de saúde”.

O acordo de cooperação entre as entidades visa capacitar enfermeiros, enfermeiros especialistas em saúde da mulher, saúde da família, obstetrícia na consulta de enfermagem com ênfase na inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), que atuam em planejamento familiar em unidades básicas de saúde formando multiplicadores.

Até o início de novembro, será realizada a seleção dos enfermeiros que vão participar do curso com carga horária de 100 horas. A previsão é que no começo de dezembro, eles já iniciem as aulas, que, a princípio, serão remotas e em seguida presenciais e práticas.

O coordenador de saúde da mulher do Cofen, Herdy Alves, agradeceu a oportunidade de parceria entre Conselho Regional e Federal na pactuarão e implementação do cuidado de saúde voltado pra a educação em saúde, com foco na saúde reprodutiva.

De acordo com ele, o curso de 100 horas trabalhará não somente a enfermagem, mas toda a rede na consulta ginecológica de enfermagem voltada à saúde reprodutiva e sexual, fortalecendo a rede, acesso, qualidade e segurança no atendimento.

“Boa Vista já tem uma rede instituída e forte, uma rede de informação que garante processos qualificados de saúde e isso faz com que a gente possa ampliar o cuidado junto às mulheres e aos homens para que a gente possa diminuir gravidez indesejada, abortos indesejados. O município está de parabéns por essa pactuação”.

O presidente do Coren-RR, Josias Neves afirma que a parceria é de suma importância e nesse caso com uma instituição de referência para qualificar os profissionais.

“Estamos estreitando os laços entre o Conselho e Secretaria há algum tempo e, nesse momento, estamos trazendo um curso para multiplicadores em inserção de DIU, consultas de enfermagem, para que as mulheres que já fazem parte da rede no planejamento familiar sejam empoderadas. Estamos agradecidos em poder participar desse processo de construção e capacitação dos profissionais, especialmente os da atenção primária do município de Boa Vista”.

Secretaria Municipal de Comunicação – SMUC