A partir da primeira semana de março, 25 unidades básicas de saúde vão oferecer aos usuários da rede municipal o exame eletrocardiograma, que antes era oferecido somente pela rede estadual. A medida foi pactuada entre estado e município na reunião da Comissão Intergestores Bipartite – CIB, em janeiro deste ano.
“Temos conseguido avanços significativos na saúde de Boa Vista nos últimos anos. Hoje, por exemplo, vários postos de saúde funcionam em horários estendidos, com estrutura moderna, profissionais capacitados, entre outros. E a partir do próximo mês, vamos oferecer mais esse serviço à população. Esse exame vai possibilitar que o próprio médico do município avalie as condições de saúde do paciente e verifique a necessidade de encaminha-lo ou não a um especialista”, destaca a prefeita Teresa Surita.
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu recentemente aparelhos eletrocardiógrafos por meio de emendas parlamentares, que devem ser distribuídos em 25 unidades básicas de saúde. “Vamos colocar os aparelhos nas unidades que têm um número maior de usuários e que têm estrutura física adequada para receber os equipamentos”, explica o secretário municipal de Saúde, Cláudio Galvão.
Antes de ofertar os exames, os profissionais de saúde estão recebendo orientações básicas para manusear o equipamento e as recomendações que devem ser feitas aos pacientes. Essas orientações estão sendo repassadas durante capacitação que acontece na Faculdade Roraimense de Ensino Superior – FARES, nesta quarta e quinta-feira, 8 e 9, no período da manhã e à tarde. Além da teoria, os profissionais recebem orientações práticas.
Para a enfermeira Emily Feitosa, da unidade Olenka Macellaro, esse serviço vai ampliar as nossas possibilidades para garantir atendimentos mais eficientes. “O novo serviço só vem melhorar ainda mais o acesso dos usuários e é uma nova oportunidade de aprendizado para nós profissionais que estamos direto com os pacientes nas unidades”, afirma.
Novos equipamentos – Em 2016, a prefeitura renovou todo o mobiliário e equipou as unidades básicas de saúde com material médico hospitalar, macas, biombos, carro de curativos, autoclaves e outros. Este ano, as unidades estão recebendo novos computadores que serão utilizados nos atendimentos aos usuários.
SEMUC
Fonte:jornalopainel.com