Boa Vista é uma capital privilegiada por ter a melhor e mais bem equipada Guarda Civil Municipal do Brasil. Hoje, além de atuar na defesa e proteção do patrimônio público, o efetivo também atua fortemente na segurança pública. Como forma de reconhecimento pelos bons serviços prestados, a prefeita Teresa Surita promoveu 152 guardas civis municipais, em cerimônia na Praça de Eventos Aderval Ferreira, Parque Germano Augusto Sampaio.
Os promovidos conquistaram o direito de trocar as insígnias para uma nova patente devido ao bom comportamento no exercício da função. Está prevista na legislação, que a cada três anos, seja concedida a promoção através de uma avaliação que comprove os bons serviços prestados. Neste período, eles não podem ter faltas ou falhas em seu histórico funcional que impossibilitem o reconhecimento por parte do executivo municipal.
Para a prefeita, Teresa Surita, todo o investimento e a valorização da Guarda hoje faz com que seja uma das melhores, preparadas e treinadas, do Brasil. “Nós duplicamos o número de guardas. Temos hoje uma guarda armada, capacitada e com equipamentos que poucas guardas têm no Brasil. Eu gostaria de ter recursos para ter mais guardas ainda mas estamos de acordo com as nossas condições financeiras. Os 400 guardas que temos hoje, fazem toda a diferença em Boa Vista”, ressaltou.
Ao todo, 152 guardas conquistaram o benefício este ano. Destes, 34 foram promovidos de segunda classe para primeira; 52 de primeira classe para subinspetor e 66 guardas promovidos de subinspetor para inspetor. Deydson Câmara, 39, está há 14 anos na instituição e pela quarta vez conquista a promoção. Promovido a inspetor, ele agradece a gestão pelo reconhecimento e valorização.
“É um direito nosso que adquirimos com o tempo. Não é fácil preencher todos os requisitos, até porque a lei é muito exigente com relação ao nosso trabalho. Estou recebendo uma responsabilidade ainda maior que é ser inspetor da Guarda e desenvolver um bom trabalho para a sociedade. Agradecemos muito o trabalho da nossa prefeita, juntamente com o ex-senador Romero Jucá, que estão sempre com a nossa instituição nos dando condições de trabalho”, ressaltou.
Para ele, a instituição está bem estruturada hoje devido ao trabalho conjunto da prefeita Teresa Surita e Romero. “Temos viaturas novas, armamentos, prédio novo do Gtam, da Guarda, o nosso canil, Defesa Civil. E não canso de falar que a nossa guarda está entre ou se não a melhor do Brasil”, declarou.
Investimentos e melhorias na GCM desde 2013
Nos últimos seis anos, a prefeita Teresa Surita tem investido muito na Guarda Municipal. Além de treinamentos e capacitações, houve aquisição de novas viaturas, um guincho, além de quadriciclos e moto aquática, utilizada pela Defesa Civil, além da nova sede do Gtam e canil já entregues, e a nova sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, que abrigará as superintendências de Trânsito (Smtran) e Guarda Civil Municipal (GCM).
Desde 2013, o quadro efetivo praticamente dobrou, graças ao concurso de 2015 que empossou aproximadamente 160 novos guardas, e hoje efetivo é de aproximadamente 390 homens e mulheres.
Em fevereiro de 2016, a Prefeitura de Boa Vista firmou um convênio com a Polícia Federal, autorizando a Guarda Civil Municipal à utilização de armas de fogo. Hoje, 190 guardas já estão habilitados para o uso e manuseio de arma de fogo, garantindo a segurança pública e somando às forças policiais na capital.
Devido aos investimentos, hoje a Guarda de Boa Vista figura com uma das mais bem preparadas e equipadas do Brasil. É composta pelo Grupo Tático Municipal (Gtam), Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ciclopatrulha e Defesa Civil, além da Patrulha Maria da Penha. Os mais novos grupamentos são: Grupo de Proteção Ambiental (GPA) e o Grupo Municipal de Trânsito (GMTRAN).
Por Ceiça Chaves
Fonte:Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC)