
Reunião está sendo realizada em Rorainópolis, com a participação de representantes de todo o Sul do Estado Após as reuniões com representantes da região Centro-Norte, agora é a vez dos municípios do Sul do Estado definirem medidas para fortalecer e ampliar o atendimento para as mães e bebês. As discussões da 2ª Oficina Regional da Rede Cegonha, realizada pela Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) começaram nesta quinta-feira, 22, e seguem durante a sexta-feira, 23. O principal objetivo é atualizar o plano de ação, o que não ocorria desde 2012. De acordo com o gerente do NAPSC (Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Criança) da Sesau, Hudson Machado, ao longo da reunião será avaliada a situação no atendimento realizado nos municípios. “A oficina será um momento para identificar em cada município o que pode ser potencializado ou melhorado no atendimento prestado as mães e os bebês”, explicou o gerente. A oficina é realizada no município de Rorainópolis, e conta com a participação dos profissionais de Caracaraí, Caroebe, Iracema, São Luíz e São João da Baliza. No início desta semana, a mesma oficina foi realizada com profissionais dos municípios do centro e norte do Estado (Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Uiramutã). Após as discussões serão construídos ou atualizados os planos de ação municipais. As melhorias e possíveis mudanças no fluxo de atendimento serão encaminhadas para discussão da CIB (Comissão Intergestores Bipartite) – fórum de negociação entre o Estado e os Municípios na implantação e operacionalização do Sus (Sistema Único de Saúde). “Ao realizar um atendimento de qualidade para a mãe e o bebê, evitaremos futuros problemas de gravidez, não necessitando se deslocar até a Capital. Desta forma diminuímos a superlotação de leitos na maternidade e a mortalidade materna, fetal e infantil.”, analisou o gerente.
MELHORIAS – O Sul do Estado tem sido uma prioridade do Governo do Estado do que diz respeito ao atendimento a gestantes e bebês. Já existe um projeto em andamento para que o Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto, em Rorainópolis, seja ampliado para criação de uma maternidade no sul do Estado, com mais de 30 leitos, por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Remídio Monai. Com a unidade, pretende-se reduzir a demanda na Capital além de acolher melhor as mães que moram nos municípios próximos.
Em 2016 o número de partos realizados nos municípios do interior do Estado cresceu graças aos investimentos feitos pelo Governo do nestas unidades, o que contribui para que esta demanda não chegue à capital. Nos próximos anos, o número de atendimentos no Interior deve aumentar ainda mais, por conta de uma emenda parlamentar da senadora Ângela Portela, cujo projeto já está em andamento. Os municípios serão contemplados com a construção de salas de parto, que também contarão com equipamentos e profissionais para melhorar o atendimento.
SECOM RR
Foto: Divulgação