RELATOR DAS CONTAS DA SESAU INTIMA AUTORIDADES A PRESTAREM ESCLARECIMENTOS

O relator das contas da Secretaria da Saúde (Sesau), conselheiro Bismarck Dias de Azevedo, emitiu no último dia (23), ofícios para a Secretaria de Saúde (Sesau), Departamento de Vigilância Sanitária estadual e ao Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM) solicitando informações relativas ao contágio por bactéria de detentos da Penitenciária Agrícola de Boa Vista (Pamc). As autoridades oficiadas terão até amanhã (24/01) para responder aos questionamentos.

Entre outras informações à Sesau, o conselheiro solicitou com urgência que o secretário Allan Quadros Garcês informe qual a quantidade exata de detentos que foram contaminados pela doença, a existência de profissionais da saúde que atuam no Hospital Geral de Roraima (HGR) contaminados e as providências que estão sendo adotadas. À presidente do CRM, Rosa de Souza, e à diretora da Vigilância Sanitária, Mayara Pimentel, foi questionado se já foi identificada qual é a doença associada ao provável surto de contaminação dos detentos e os protocolos ou procedimentos a serem adotados para o tratamento e controle epidemiológico, tanto aos pacientes como para os ambientes envolvidos.

O conselheiro Bismarck Dias alertou por meio de ofícios o Secretário da Sesau e à diretora da Vigilância Sanitária, que o não atendimento na forma e prazos estabelecidos, sem causa justificada, sujeita o responsável às multas previstas na Lei Orgânica do TCERR, entre outras medidas de natureza acautelatória.

Conforme noticiado pela imprensa local, até o início desta semana 30 presos da Pamc, em Boa Vista, foram internados no HGR com uma doença infecciosa que provoca feridas e “corrói” a pele, deformando partes do corpo dos infectados. Segundo relatos, os detentos ficaram doentes no início do mês, após consumirem a água do presídio. O caso foi denunciado, na segunda-feira (20/1), ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério Público Federal (MPF) e à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

Fonte:TCE/RR