A expectativa é superar as 75 mil toneladas colhidas no ano passado.
O município de Alto Alegre, norte de Roraima, será sede da Abertura Oficial da Colheita da Soja. Com data definida para os dias 1 e 2 de setembro, o evento é promovido pela (COC), Comissão Organizadora da Colheita da Soja junto com a FAERR e SENAR.Segundo o presidente da COC Antônio Denarium, em todo o estado foram plantados 32 mil hectares de soja e os produtores esperam colher 100 mil toneladas do grão na safra de 2017.A expectativa é superar as 75 mil toneladas colhidas no ano passado, que teve um faturamento bruto em torno dos R$ 120 milhões.
Antônio Denarium explicou que o desenvolvimento no cultivo da soja acontece devido ao surgimento de novos investidores que estão adquirindo terras no estado e plantando os grãos. E destacou a importância do evento, uma vez que a soja está se tornando uma das principais cultura no estado. O evento conta com patrocinadores que são divididos em três categorias (Diamante, Ouro e Prata), e dos apoios do governo federal e estadual.
O primeiro dia do evento acontece no auditório do CAF/na Universidade Federal de Roraima, serão realizados duas palestras, uma pelo Dr.Miguel Biegai (Analista de Mercado) e outra pelo Dr.Ricardo Augusto Felício (Climatologista), que discutirão políticas públicas necessárias para o setor, numa visão de sustentabilidade da cadeia e dos produtores. No segundo dia, acontecerá o Dia de Campo da Colheita da Soja 2017, na fazenda Tucumã do (Grupo Falavinha), a fazenda do grupo Falavinha tem sido exemplo entre os produtores do estado e contará com a presença de autoridades estaduais, municipais e possivelmente a presença do Ministro da Agricultura Blairo Maggi entre outros, o evento encerrará com um almoço de confraternização.
Autor:jornalopainel.com
Foto:jornalopainel.com