

A mudança é válida a partir desta terça-feira, 28, e tem o objetivo de facilitar o acesso de pacientes que possuem imunodeficiência congênita ou adquirida
A partir desta terça-feira, dia 28, o Crie (Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais) passa a funcionar no prédio da CMECM (Clínica Médica Especializada Coronel Mota, situada na Rua Cel. Pinto, nº 664, Centro, Boa Vista. A mudança visa facilitar o acesso dos pacientes que possuem imunodeficiência adquiridas ou congênitas e que necessitam de remédios que auxiliam nas defesas do sistema imunológico.
“Essas pessoas precisam de vacinas de imunobiológicos especiais, que elas são disponibilizadas por meio do Programa Nacional de Imunização [PNI] e o acesso desse paciente é feito pelo Crie”, destacou Alice Dantas, gerente do Nepni (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização).
De acordo com ela, antes da mudança, o Crie funcionava dentro do HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth), que fica no bairro São Francisco. Mensalmente, o Crie realiza cerca de 300 atendimentos, sendo um dos serviços de saúde de maior relevância do Estado.
“Essa mudança facilitará o acesso do paciente ao serviço, uma vez que esses pacientes não precisarão entrar no hospital para adquirir o imunobiológico. O acesso ao Centro vai ser mais rápido e isso também se traduz em uma forma de melhor acolhimento”, pontuou.
O serviço
Atualmente, a equipe do Crie é formada por uma enfermeira e uma técnica em enfermagem. O atendimento da unidade é voltada para as pessoas com imunodeficiência adquiridas ou congênitas.
Além das documentações pessoais, é imprescindível que o paciente tenha o encaminhamento do médico que atestou o problema. O horário de funcionamento do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem pausa para o almoço.
Fonte: Secom