Servidores municipais responsáveis pela contabilidade e pelos sistemas contábeis, além de representantes do Controle Interno das Prefeituras e Câmaras, participaram na manhã desta sexta-feira (17), no auditório da Escola de Contas (Escon), do treinamento sobre o sistema Sagres-Contábil. A reunião teve como objetivo apresentar o sistema e as regras de validação implantadas para o exercício de 2017.
Na abertura, o controlador das Contas Públicas do Tribunal de Contas de Roraima (TCERR), Jonathas Coutinho, que também é o coordenador do Programa de Inovação Tecnológica (Inovatec), falou sobre o conjunto de sistemas que fazem parte do Inovatec e de forma objetiva mostrou como cada tecnologia disponível aos gestores públicos e a sociedade pode ser utilizada para racionalizar os recursos, colaborar com o planejamento e apoio à fiscalização realizada pelo TCE e promover ferramentas que possam subsidiar maneiras corretas de administração dos recursos públicos, além de dar mais transparência às ações do setor público.
O auditor-fiscal do TCERR, Alcebíades Bruno Filho, apresentou as legislações pertinentes que subsidiam o envio de informações por meio do Sagres-Contábil e a regras de validação implantadas para o exercício de 2017. O encontro finalizou com os servidores da área de Tecnologia da Informação, Adielson Cardoso dos Santos e Jadir Rodrigues Lima, que explicaram as ferramentas do Sistema Sagres-Contábil.
SAGRES-CONTÁBIL – O Sagres-Contábil foi instituído visando o recebimento e sistematização eletrônica da coleta e da remessa de dados contábeis das unidades jurisdicionadas municipais e suas indiretas. Um dos objetivos do sistema é dar celeridade ao envio de informações obrigatórias ao TCERR, contribuindo assim para o exercício do controle externo, além de dar maior transparência à gestão dos recursos públicos.