
O TCE (Tribunal de Contas do Estado) atendeu ao pedido interposto pelo Governo do Estado e reconsiderou, no dia 20 de dezembro, a decisão que proibia gastos com festejos natalinos realizados no Parque Anauá, de 17 a 31 de dezembro. Na mesma decisão, foi liberada a propaganda institucional pelo Poder Executivo convidando a população para participar dos festejos. A decisão foi proferida pelo conselheiro, Joaquim Pinto Souto Maior Neto, após o implemento de R$ 86 milhões no FPE (Fundo de Participação dos Estados) que Roraima recebeu de repatriação de recursos de brasileiros no estrangeiro. Ele entendeu que os valores geram receita extraordinária para a União, Estados e Municípios representando alívio para as contas públicas. A programação faz parte do calendário anual de eventos e mobiliza sociedade civil, estudantes, professores e artistas no Parque Anauá para comemorar o Natal e Reveillon. “A não realização dos festejos natalinos para a população que ao final é a grande favorecida, seria uma maneira de punir o povo”, afirmou o conselheiro em sua decisão.
Programação
A festa de despedida de 2016 e chegada de 2017 vai acontecer no Parque Anauá com a tradicional queima de fogos, show do cantor Wagner Luther e da banda Paçoquinha de Normandia. Em razão da crise financeira que compromete as finanças do país e de todos os estados, não haverá atração nacional. O tempo de duração do show pirotécnico e a quantidade de fogos ainda estão sendo definidos pela Secult (Secretaria Estadual de Cultura), organizadora do evento. Desde o dia 17, o Parque oferece programação cultural para os roraimenses com a Cidade de Natal, que encerrar o trabalho artístico e cultural realizado pelos estudantes da rede estadual de ensino, Escola de Música e integrantes dos projetos sociais do governo, como a Rede Cidadania Atenção Especial, Rede Cidadania Melhor Idade e Cidadão do Futuro do ano de 2016. “A Cidade de Natal promove o acesso à arte dos nossos alunos, a socialização, e oportuniza as crianças e adolescentes a desenvolver e aprimorar o gosto pelas atividades culturais. Além de ser um momento importante para se descobrir talentos musicais”, afirmou a governadora Suely Campos. O palco do Forródromo do Parque Anauá também recebe apresentações artísticas de integrantes de projetos culturais de instituições sem fins lucrativos como o coral da Associação dos Deficientes Visuais de Roraima (Advirr) e de organizações religiosas, como o Coro Vida, da Igreja Batista de Roraima. Além das apresentações de música clássica com a Orquestra de Câmara; com o Quarteto de Câmara; com o Conjunto de Flauta Doce, Conjunto de Sopro e do Conjunto de Violões da Escola de Música. O Coral de Mil Vozes, que reúne alunos de 18 escolas públicas do Estado, sob a coordenação do regente Carlos Timóteo. E a encenação do Presépio Vivo resgata a história bíblica do nascimento do menino Jesus enquanto quatro solistas entoam músicas como Ave Maria e outros clássicos. Para o réveillon, as famílias podem aproveitar a ampla área verde para fazer piqueniques ou levar a ceia de Ano Novo para consumir no parque. A recomendação é que cheguem cedo ao local. Conforme a secretária de Cultura, Selma Mulinari, o esquema de segurança e a organização do trânsito no entorno e dentro do Parque Anauá também estão sendo definidos. “Vamos ter reforço da Polícia Militar, com todas as suas unidades como o Bope e a Cavalaria, além do Detran e da Polícia Civil. Os visitantes podem ficar tranqüilos ao se dirigirem ao parque para passar o réveillon”, informou.
Agenda cultural desta quinta-feira (22.12)
19h – Apresentação solo da Pianista Dayana Cogo
19h30 – Apresentação de alunos de Bateria da Escola de Música de Roraima
20h – Apresentação de alunos de percussão da Escola de Música de Roraima
20h30 – Apresentações dos Corais das Escolas: Conceição da Costa e Silva, Severino Gonçalves Gomes da Silva Cavalcante, Luiz Rittler Brito de Lucena, Antonia Coelho de Lucena e Coral Visão da Arte
21h – Encenação Presépio Vivo