Desde quando foi inaugurado, em fevereiro deste ano, o terminal Luiz Canuto Chaves facilitou o dia a dia dos usuários de transporte coletivo de Boa Vista. O espaço foi ampliado, modernizado e recebe, em média, dez mil passageiros por dia, segundo estimativas da administração do local.
Os passageiros podem esperar o ônibus ou o táxi-lotação em um ambiente climatizado, com acesso gratuito à internet, praça de alimentação, espaço de brincadeiras para as crianças, posto da Guarda Civil Municipal e outros serviços. O terminal ainda abriga um ponto de recarga do Boa Vista Card (bilhete único de ônibus).
Todos os dias a universitária Caroline Marques, de 24 anos, atravessa a cidade de ônibus para chegar à faculdade onde estuda. O terminal Luiz Canuto Chaves é uma parada de descanso no meio da viagem. “É confortável, tem local pra recarregar o cartão de ônibus. Está bem melhor do que antes”, disse.
Dezesseis linhas de ônibus passam pelo terminal, sendo ponto de distribuição de passageiros para quase todos os bairros de Boa Vista.As rotas estão expostas na sala de embarque para orientar o passageiro. Em uma das laterais é feito o embarque e desembarque do táxi-lotação. O local fica aberto das 5h30 à meia noite e representa um avanço para a mobilidade urbana da capital.
“A nova estrutura do terminal Luiz Canuto Chaves melhorou a operacionalização do transporte coletivo, pois os passageiros têm a opção de pegar ônibus onde lhe convém, diminuindo o fluxo no José Campanha Wanderley, nosso outro terminal central. Os passageiros também contam com uma parada fixa do táxi-lotação no local”, destacou Nádia Pereira, diretora de Mobilidade Urbana da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur).
Além do conforto e praticidade, outro ponto bastante destacado pelos passageiros é a internet. O acesso gratuito facilita a vida de trabalhadores e estudantes. “Foi uma excelente ideia colocar internet no terminal. A gente pode pesquisar enquanto aguarda o ônibus”, disse a engenheira agrônoma Eliene Espírito Santo de Oliveira, 44 anos.
Os contribuintes também podem contar com alguns serviços disponíveis no terminal. A Secretaria Municipal de Finanças, por exemplo, oferece consulta e abertura de processos, emissão de taxas e nota fiscal avulsa. Os serviços são ofertados na Sala de Multiatendimento.
A sustentabilidade também está presente no terminal Luiz Canuto Chaves. A miniusina de geração de energia solar tem capacidade para gerar 100kw no horário pico e atender até 50% da energia necessária para o funcionamento do terminal.
Por Gleide Rodrigues