Em resposta ao pedido realizado há cerca de um mês, pelo Fórum das Secretarias de Comunicação da Amazônia Legal, em conjunto com as Secretarias de Turismo dos Estados, o Ministério do Turismo (MTur) confirmou que será realizada uma ampla campanha de promoção do turismo para a região, com investimento da ordem de R$ 20 milhões para a ação de divulgação no mercado nacional e internacional. Toda a campanha será desenvolvida nos mesmos moldes do que foi realizado recentemente pelo Ministério com a campanha “Verão do Nordeste”. A confirmação ocorreu durante audiência no Ministério do Turismo, em Brasília, nesta quarta-feira (22), com a presença dos secretários de Turismo e de Comunicação da Amazônia.
No encontro, a secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, disse ainda que o ministro do Turismo, Marx Beltrão, determinou que a campanha seja concebida e finalizada até maio, para que seja apresentada durante o 14º Encontro de Governadores da Amazônia Legal, já programado para ser realizado em Rondônia.
“A intenção do ministro é apresentar e então iniciar a divulgação já em junho e julho, aproveitando o período do verão amazônico, como foi sugerido. Importante destacar que dentro do planejamento do Ministério do Turismo entendemos a importância de promover as potencialidades da Amazônia e essa proposta do Fórum vem ao encontro com nossos anseios. Acredito que juntos faremos um excelente trabalho”, disse a secretária Teté Bezerra. Para o secretário de Comunicação Social de Roraima, Gustavo Abreu, a campanha vai destacar as potencialidades dos nove estados da Amazônia Legal, com intuito de atrair turistas e aquecer a economia. “Temos diversos produtos turísticos que podem ser explorados. A Amazônia finalmente será descoberta pelos brasileiros e estrangeiros”, ressaltou. O assessor especial do Ministério, Maurício Rasi, destacou que toda a equipe está entusiasmada com o trabalho conjunto e que a promoção das diferentes regiões estava sendo pensado pelo Ministério. “Temos que fazer escolhas dentro de uma programação e acreditamos que essa união ajuda a superar dificuldades, deixando claro para todos que o momento da Amazônia chegou”, disse. O diretor de Turismo de Roraima, Ricardo Peixoto, destacou ainda que haverá mais 20 milhões, oriundos de emenda parlamentar, para publicidade que serão rateados pelos Estados da Região.
INTEGRAÇÃO – A campanha é uma das ações conjuntas que o Fórum das Secretarias de Comunicação, formado pelos nove estados da Amazônia Legal, está desenvolvendo.
O grupo foi oficializado com intuito de unir esforços na realização de ações e atividades na gestão pública voltada para a comunicação, em virtude das afinidades que possuem e dos desafios, que são semelhantes.
SECOM