quinta-feira, 23 março, 2023
  • Sobre Nós
  • Expediente
  • Fale conosco
Jornal O Painel
  • Home
  • Notícias
    • Agro Notícias
    • Municípios
    • Brasil
    • Destaques
    • Esporte
    • Mundo
    • Geral
    • Polícia
    • Política
    • Últimas Notícias
  • Diversão e Lazer
    • Cinema
    • Entretenimento
    • Culinária
  • Eventos
  • Videos
  • Publicações Oficiais
  • Concurso
  • Edições Online
No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
    • Agro Notícias
    • Municípios
    • Brasil
    • Destaques
    • Esporte
    • Mundo
    • Geral
    • Polícia
    • Política
    • Últimas Notícias
  • Diversão e Lazer
    • Cinema
    • Entretenimento
    • Culinária
  • Eventos
  • Videos
  • Publicações Oficiais
  • Concurso
  • Edições Online
No Result
View All Result
Jornal O Painel
No Result
View All Result
Home Municípios

Um ano de funcionamento Núcleo fortalece estratégia de saúde familiar em Boa Vista

10 de agosto de 2018
em Municípios
Um ano de funcionamento  Núcleo fortalece estratégia de saúde familiar em Boa Vista
Share on FacebookShare on Twitter

O Núcleo foi implantado para dar suporte às equipes de saúde da família, auxiliando-as no atendimento diferenciado.

Boa Vista tem se tornado aos poucos uma das principais capitais do Brasil que tem avançado no cuidado e na atenção à saúde das pessoas. Prova disso é o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que completa nesta sexta-feira, 10 de agosto, um ano de atuação na rede básica do município.

O Núcleo foi implantado para dar suporte às equipes de saúde da família, auxiliando-as no atendimento diferenciado. É formado por três equipes de multiprofissionais de diferentes especialidades: médico de família, enfermeiro sanitarista, médico veterinário, assistente social, fonoaudiólogo, psicólogo e fisioterapeuta.

“Somos equipes de apoio, de suporte aos demais profissionais que atuam na saúde da família, dentro das unidades básicas, com consulta compartilhada entre o médico e algum especialista quando necessário. Orientamos e damos suporte nos grupos operativos, de idosos, gestantes, tabagismo e outros. É uma parceria que tem dado resultados positivos”, afirma a médica Anete Maria Barroso de Vasconcelos, uma das coordenadoras do Núcleo.

Os profissionais estão envolvidos diretamente com as atividades dos grupos operativos. No grupo de gestantes, por exemplo, dão orientações e palestras. As fisioterapeutas promovem diversas atividades nos encontros. Uma delas é a hidroginástica, desenvolvida no grupo operativo das gestantes da UBS Aygara Motta, no Cidade Satélite.

No grupo de idosos são promovidos diversos encontros, como a Roda de Chá, atividade desenvolvida na primeira horta comunitária “Plante Vida, Colha Saúde”, da Aygara Motta. Os participantes conhecem os benefícios e os tipos de plantas existentes que podem auxiliar na presença e promoção da saúde.

Por sua vez, os veterinários ministram palestras abordando a posse responsável de animais tanto nas unidades como nas associações de bairro, além de orientar os profissionais das equipes no tratamento das zoonoses mais comuns no território de atuação.

“Sempre fiz questão de firmar meu compromisso em tornar Boa Vista uma capital de referência e temos trabalhado muito para que isso aconteça, hoje somos referência no cuidado a primeira infância e a saúde deu um salto enorme na qualidade do atendimento. O NASF é um projeto importante que contribui para que a nossa atenção primária seja feita com muito mais qualidade”, destaca a prefeita, Teresa Surita.

O secretário municipal de saúde, Claudio Galvão esclarece que o núcleo é de suma importância para a viabilização dos trabalhos. “Esse grupo foi criado justamente para ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção primária à saúde, auxiliando na resolutividade dos problemas e desafios apresentados em cada caso”.

A superintendente de atenção básica, Érika Madelaine Carvalho destaca que o NASF colabora para a melhor resolutividade das equipes da Estratégia de Saúde da Família. “Com o auxílio dos profissionais diminuímos consideravelmente o número de encaminhamentos às diversas especialidades e promovemos consequentemente um maior vínculo da população com as unidades básicas de saúde”.

Saúde em primeiro lugar – A Prefeitura de Boa Vista tem investido bastante para melhorar o atendimento à população à saúde. Desde 2016, já foram entregues seis novas unidades de saúde, além da reforma e ampliação do Hospital da Criança Santo Antônio. O abastecimento de medicamentos nas farmácias da rede foi um dos principais desafios e hoje já está com 93% da Relação Municipal de Medicamentos (REMUME) supridas.

Secretaria Municipal de Comunicação – SEMUC 

Jornalista: Jamile Carvalho

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informação com credibilidade e responsabilidade – Roraima

Assessoria de Marketing, Reportagens
Anúncios
https://4porngames.com/pt-br/

Categorias

  • Agro Notícias
  • Esporte
  • Geral
  • Mundo
  • Política

Contatos

E-mails:
opainel.rr@hotmail.com
opainel.rr@gmail.com

Telefones:
(95) 9 9177.1568 vivo
(95)32241209

  • Sobre Nós
  • Expediente
  • Fale conosco

© 2022 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
    • Agro Notícias
    • Municípios
    • Brasil
    • Destaques
    • Esporte
    • Mundo
    • Geral
    • Polícia
    • Política
    • Últimas Notícias
    • Foto Jornalismo
  • Diversão & Lazer
    • Cinema
    • Entretenimento
    • Culinária
    • Videos
    • Dicas do dia
    • Galeria de fotos
    • Variedade
  • Eventos
  • Publicações Oficiais
  • Concurso
  • Artigo
  • Classificados
  • Edições Online
  • Expediente
  • Fale conosco
  • Sobre Nós

© 2022 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas