
A Câmara de Boa Vista aprovou nessa terça-feira (20) o aumento no salário dos vereadores. Eles ganhavam em média um salário bruto de R$ 10 mil, e passarão a ganhar R$ 15 mil, o que representa um aumento de 50%.
Onze parlamentares votaram a favor do aumento e quatro contra. A Casa é composta por 21 vereadores, mas seis estavam ausentes na votação.
O Projeto de Resolução foi proposto pela Mesa Diretora da Casa Legislativa após os 15 vereadores novatos eleitos enviarem um documento em que argumentam a necessidade de aumentar a remuneração dos parlamentares.
“Nós vereadores eleitos para a próxima legislatura apoiamos e concordamos com o Projeto de Resolução que fixa o subsídio dos vereadores do município de Boa Vista para o quadriênio 2017-2020, conforme preconiza a Constituição Federal de 1988”, cita um trecho do documento elaborado pelos políticos eleitos no último pleito.
O documento concordando com o aumento foi assinado pelos vereadores eleitos Idazio da Perfil (PP), Genilson Costa (SD), Ítalo Otávio (PR), Drª Magnólia (PPS), Wagner Feitosa (SD), Rondinele Tambasa (PTN), Nilvan Santos (PSC), Drº Wesley (PC do B), Albuquerque (PC do B), Professor Linoberg (REDE), Vavá do Thianguá (PSD), Romulo Amorin (PTC), Zélio Mota (PSD), Genival da Enfermagem (PTC) e Pastor Jorge (PSC).
“Entendemos que sob ângulo jurídico-formal, tal proposta não possui qualquer ilegalidade nem mácula que possa comprometer sua lisura, tendo em vista que foram observados todos os ditames constitucionais”, descreve o texto dos parlamentares eleitos.
O aumento passará a valer a partir de 1º de janeiro, quando assumirão os vereadores eleitos em outubro deste ano.
A lei proíbe que os parlamentares aumentem o próprio salário na mesma legislatura. Dos quatro vereadores que votaram contra, dois tentaram a reeleição, mas não conseguiram votos suficientes para se reeleger.
Veja abaixo como cada vereador votou:
SIM:
Sandro Fofoquinha (PPS)
Mirian Reis (PHS)
Aline Rezende (PRTB)
Pastor Manoel Neves (PRB)
Mauricélio Fernandes (PMDB)
Renato Queiroz (PSB)
Guarda Alexandre (PC do B)
Mayara Ferreira (PMDB)
Paulo do Rancho (PSD)
Edvaldo do Santa Tereza (PRB)
Julio Cézar Medeiros (PTN)
NÃO
Marcelo Batista (PMN)
Mário César (PSDB)
Adelino Neto (PSL)
Flávio do Padre Cícero (PRTB)