VIGILÂNCIA AMBIENTAL Profissionais da Saúde e Defesa Civil discutem estratégias para fortalecer trabalho em Roraima

A CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) inicia nesta segunda-feira, dia 29, o 1º Seminário de Vigilância Ambiental em Foco, com o objetivo de fortalecer a atuação da vigilância em saúde ambiental no estado de Roraima. O encontro segue até amanhã, dia 30, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, no auditório do Centro Universitário Estácio da Amazônia, e reúne profissionais da UVE (Unidade de Vigilância Epidemiológica) dos municípios, profissionais da Defesa Civil do Estado e Cerest (Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador de Roraima).

O seminário tem como foco definir parâmetros, atribuições, procedimentos e ações relacionadas à vigilância ambiental em saúde nas diversas instâncias.

Para o governador Antonio Denarium, o desenvolvimento e aperfeiçoamento da saúde ambiental é alcançado por meio de ações como essa que, na prática, resultem no maior controle sobre a ação do home no meio ambiente e os impactos na área de saúde.

“Temos atuado junto aos municípios nas ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador, e trazendo por meio de capacitação e seminários, análises mais aprofundadas que servirão para melhorar o acompanhamento das mudanças climáticas e as consequências na área de saúde”, esclareceu o governador.

A diretora do DVA (Departamento de Vigilância Ambiental) da CGVS, Vanessa Barros, explica que fazem parte da programação palestras, grupos de discussão e apresentação de trabalhos com o foco em estabelecer ações de vigilância ambiental.

“Para fortalecer as equipes dos municípios serão trabalhados diversos temas no seminário, como: vigilância da água, do solo, de produtos químicos como agrotóxicos, desastres ambientais, intoxicação exógena relacionada ao trabalho, acesso à água potável e saúde pública”, completou a diretora.

Encontro contará com apresentação de especialistas na área de vigilância

Durante o Seminário, haverá a apresentação de experiências na área de vigilância pelo Dr. Haron Abrahim Magalhães Xaud, pesquisador da Embrapa Roraima e Dr. Carlos Souza Jr, geólogo e pesquisador do Instituto do Homem da Amazônia.

Os dois especialistas falarão sobre a participação da equipe em relação a fatores como desmatamento, queimadas e qualidade do ar na saúde.

“O seminário coloca em pauta diversas problemáticas referentes ao meio ambiente, e as consequências para a área de saúde, por isso, a importância da participação de representantes estaduais, e profissionais de proteção e defesa civil do Estado e municípios. Cuidar da saúde é, principalmente, cuidar do ambiente em que vivemos”, destacou o secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos.

SECOM RORAIMA