DEFINIÇÃO DOS CAMPEÕES Chega ao final a 48ª edição dos Jogos Escolares de Roraima

Vencedores foram classificados para as etapas regional e nacional dos jogos

A 48ª edição dos Jogos Escolares do Estado de Roraima chegou ao final neste sábado, 17, com as provas de Judô, Ginástica Rítmica e Voleibol masculino.  Mais de três mil alunos/atletas de todos os municípios participaram da competição em 2019, disputando em 11 modalidades esportivas.

As provas do Judô infantil e mirim ocorreram na quadra da Escola Estadual Lobo D’Almada. Já a competição de Ginástica Rítmica, na quadra do Instituto Federal de Roraima, e a de voleibol, no Ginásio Hélio Campos.

Para o diretor do IDR (Instituto de Desporto de Roraima), Dinaildo Barreto, a avaliação dos Jogos é positiva. “Os Jogos Escolares foram um sucesso, porque fizemos com a maioria das modalidades”, ressaltou.

Barreto destacou que os vencedores nas modalidades coletivas estão classificados para a fase regional dos Jogos Escolares da Juventude, que ocorre de 11 a 15 de setembro, em Palmas, Tocantins. Eles disputarão vaga para a etapa nacional.  Os vencedores nas modalidades individuais já estão classificados para a etapa nacional, que ocorrerá em Blumenau, Santa Catarina, de 16 a 30 de novembro.

Segundo o presidente da Federação de Judô de Roraima, Paulo César de Oliveira, o resultado final das competições agradou bastante. “Gostei muito do que vi. Atletas, professores e técnicos se empenharam. Acredito que o caminho é esse. Claro que tem que sair um campeão. Quem não sai vencedor não gosta, mas isso é natural. À  medida que forem crescendo no Judô,  vão se aprimorando, tendo mais conhecimento e aceitando  mais a derrota. Não como uma derrota fundamental, mas como uma derrota para poder treinar mais  e, na outra edição, trazer melhor resultado”, disse.

Jamilly Rodrigues, de 14 anos, estudante do Colégio Militar Coronel PM Derly Luiz Vieira Borges contou que começou a praticar o Judô há três anos e os benefícios são muitos. “Melhorou a minha parte física, mental, nos aspectos de você sentir uma família nova. Estou muito feliz. Será o terceiro ano que participo. Espero que seja bem legal. Vou encontrar pessoas com as quais já fiz amizade. Ser selecionada para a etapa nacional já é uma vitória. Espero que continuem acreditando em mim que eu vou querer sempre fazer o melhor”, comemorou.

O atleta Kerlon Pessoa, de 13 anos, aluno do Colégio Militarizado Jaceguay Cunha, também foi medalha de ouro no Judô. Ele destacou que as disputas foram difíceis. “A última luta deu um pouco de trabalho, mas consegui”, disse, e acrescentou que para a etapa nacional vai intensificar os treinos. “Vou treinar todos os dias e focar na alimentação. É um sonho participar dessa competição”, afirmou.

No Voleibol masculino, categoria, categoria infantil, a equipe da Escola Estadual Gonçalves Dias foi a vencedora e garantiu vaga para a etapa regional. O atleta Lucas Rodrigues não cabia em tanta felicidade com a classificação. Conforme o técnico do time, Lucas Guilherme, a equipe treina pensando em participar de competições fora do Estado. “A preparação continua”, frisou.

Uma das competições mais belas, a Ginástica Rítmica combina elementos do balé e da dança teatral, em harmonia com a música, com o manejo de instrumentos,  e exige leveza e destreza das atletas.

Classificadas para a etapa nacional, as ginastas Júlia Damasceno e Iasmyn Souza estão otimistas em representar Roraima. Iasmym falou da felicidade em ser uma das vencedoras.

“Foi muito esforço, mas estou feliz de chegar aonde cheguei. O coração fica a mil. Agradeço às minhas técnicas pelo apoio que me dão e pela paciência e ao Estado de Roraima por realizar os Jogos Escolares, evento importante para os atletas”, afirmou.

Foram horas de treino, disse Júlia Damasceno, feliz com a medalha de ouro e com a vaga para a fase nacional. “Estou muito feliz de saber que tudo isso valeu a pena. Agora, é só treinar mais para a etapa nacional”, ressaltou.

VÂNIA COELHO

Fotos: Secom-RR