OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA Inscrições encerram nesta sexta-feira, dia 15

Inscrições podem ser realizadas no site www.obmep.org.br

SONY DSC

Seguem até esta sexta-feira, 15 de março, as inscrições para a 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2019. As escolas devem fazer o cadastro mediante o preenchimento da ficha de inscrição no site www.obmep.org.br até as 23h59.

Podem participar escolas municipais, estaduais, federais e particulares que atuem nos segmentos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio.Para as escolas públicas, as inscrições são gratuitas. Já as escolas privadas deverão pagar uma taxa de R$ 4,00 por aluno.

Maria Aparecida de Oliveira, diretora do DEPE (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais), da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), recomendou que as escolas evitem fazer a inscrição na última hora. “Para realizar a inscrição é necessário preencher uma ficha com informações detalhadas relacionadas à documentação da escola, quantidade de alunos entre outras situações e isso requer tempo”, explicou Maria.

Os alunos com melhor desempenho na competição serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Além disso, os professores das escolas também recebem prêmios.

A OBMEP tem registrado um volume similar de inscrições ao de 2018, o que comprova a expectativa inicial de manter o volume de inscritos do ano passado, em que foram registrados mais de 18 milhões de estudantes, oriundos de praticamente todos os municípios brasileiros.

OLIMPÍADA – Criada em 2005, a OBMEP objetiva descobrir jovens talentos para a Matemática, além de contribuir para estimular o estudo da disciplina e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

MARÍLIA MESQUITA

Foto: Ascom/Seed