Patrulha da Chuva Trabalho preventivo em toda a cidade garante o escoamento em canais e bocas de lobo

De janeiro a maio foram retiradas 29 toneladas de entulhos e galhadas das ruas

Com a chegada do inverno, a Prefeitura de Boa Vista reforça os trabalhos da Patrulha da Chuva e da Operação Tapa Buracos, que é realizado durante todo o ano. De janeiro a maio deste ano, 50 ruas e avenidas de 13 bairros receberam os serviços de limpeza, de onde foram retiradas cerca de 29 toneladas de entulhos e galhadas. A previsão é que os serviços cheguem a mais de 80 ruas e avenidas.

Já a limpeza realizada em canais de drenagem e valas nos meses de março a abril resultou no recolhimento 1.886.440 kg de lixo de pontos de alagamento. Só neste período, 16 canais e valas foram limpos. Antes, vários pontos da cidade ficavam alagados e hoje com a drenagem aliada a limpeza eficiente, a água da chuva escoa em minutos.

A ação acontece em toda a capital de acordo com um cronograma e é coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA). O trabalho tem como objetivo evitar o acúmulo de água no período chuvoso e garantir o bom funcionamento da cidade, evitando que o lixo tome conta de bueiros, valas, córregos e igarapés, diminuindo os transtornos durante o inverno.

O secretário Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente Daniel Peixoto destacou que são retirados das valas itens como colchões, fogão entre outros o que não pode ocorrer.

 “É importante realizar o trabalho preventivo durante o inverno com a Patrulha da Chuva e após o inverno para controlar a situação. O programa foi instituído na gestão da Prefeita Teresa Surita em 2013 e vem dando bons resultados, mas pedimos aos munícipes que nos ajude não depositando esses materiais em locais inapropriados”, frisou.

Moradora da rua Osmarino Mendonça Correa, no bairro Operário, a aposentada Raimunda Correa conta que é um alívio ver que as equipes estão fazendo a limpeza na sua rua. “Aqui tanto a coleta do lixo domiciliar quanto a limpeza feita na rua funciona direitinho, não temos do que reclamar”, disse.

É importante lembrar que é proibido depositar lixo, galhadas e entulhos na rua ou em locais que possam ocasionar alagamentos. A população deve ficar atenta e denunciar pelo número 156 ao ver pessoas cometendo esta infração.

Operação tapa buracos já recuperou o equivalente a distância entre Boa Vista e Alto Alegre

Ao todo a Operação Tapa Buracos já recuperou um total de 72 km entre reparos e pequenos recapeamentos. Isso equivale à distância entre Boa Vista e Alto Alegre em linha reta. Esse número foi contabilizado levando em conta o trabalho realizado no período de julho de 2015 a abril de 2019.

Para o titular da SPMA, Daniel Peixoto, a operação tapa buracos é também um trabalho que vem sendo feito para evitar os danos aos asfalto e consequentemente aos veículos.

“Nós estamos fazendo pequenos recapeamentos em ruas onde o asfalto é muito antigo e precisa ser renovado. Nesses 30 a 45 dias fizemos mais de 7 km de recapeamento e muito mais de tapa buracos, então queremos deixar a cidade preparada para o inverno e em perfeitas condições pra se viver, como é o sonho e faz parte do trabalho que a prefeita vem fazendo”, concluiu.

Por Emanuele Pasqualotto