Professores são capacitados para o Programa de Educação Empreendedora

O SEBRAE Roraima inicia neste mês mais uma etapa do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) com a capacitação dos professores que atuarão como multiplicadores. Neste ano, serão atendidos aproximadamente 1.300 alunos do 1.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental, matriculados em 20 escolas municipais e no Centro de Educação Integrada Colmeia (CEI).

A capacitação será realizada de 22 a 30 de abril, das 18h às 22h, no auditório do Centro de Ciências, Tecnologia e Inovação (CCTI), na Av. Glaycon de Paiva, bairro Mecejana. Participarão 40 professores que integram o programa como voluntários pedagógicos. Eles atuarão como facilitadores nas atividades realizadas em sala de aula.

Voltado para estudantes do Ensino Fundamental, o JEPP trabalha o pilar do comportamento empreendedor e o Plano de Negócios em uma linguagem adaptada para as crianças. O aluno aprende temas como: Visão de Negócios; Metas, Qualidade no Desenvolvimento do Produto e na Prestação de Serviço; Conceito e Práticas de Sustentabilidade Ambiental e Rede de Relacionamento.

O projeto envolve quatro etapas: parceria entre o Sebrae e Instituição de Ensino; Capacitação dos Professores; Capacitação do Aluno pelo Professor; Envolvimento da Família e Comunidade, pelo aluno para o fechamento com a Feira de Negócios.

“Na capacitação, será repassada a metodologia do JEPP e os professores receberão todas as informações necessárias para aplicar as atividades de forma prática e lúdica com os alunos”, explicou Elissandra Costa, gestora do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae-RR.

O JEPP trabalha de forma temática em cada ano do Ensino Fundamental. No 1.º ano, o tema é o Mundo das Ervas Aromáticas; No 2.º, os Temperos Naturais; No 3.º, a Oficina de Brinquedos Ecológicos; o 4.º Trabalha a Proposta de uma Locadora de Produtos e o 5.º ano, a Gastronomia com o tema Sabores e Cores. Eles produzem o material, aprendem a montar a sua loja e, por último, comercializam os produtos.

Destaque Nacional – Em 2018, o SEBRAE/RR alcançou, junto com o Amapá, o primeiro lugar nacional na pesquisa de qualidade do Programa de Educação Empreendedora. A Instituição conquistou ainda o segundo lugar nacional na Pesquisa de Satisfação sobre o Programa, ficando atrás somente da Unidade do Espírito Santo.

Com o JEPP, o SEBRAE/RR atendeu em 2018 o total de 17 escolas municipais e o Centro de Educação Integrada Colmeia. Criado em 2013, o Programa de Educação Empreendedora tem como objetivo, ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora por meio da inclusão de conteúdos de empreendedorismo nos currículos dos diferentes níveis da educação. Entre as ações desenvolvidas destacam-se o Jovens Empreendedores Primeiros Passos, para estudantes do Ensino Fundamental; o Despertar, para alunos do Ensino Médio; o Curso Crescendo e Empreendendo para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e projeto sociais; e Disciplinas de Empreendedorismo para unidades educacionais de Nível Superior.

 Escolas Participantes em 2019 – A Prefeitura de Boa Vista envolverá aproximadamente 1.020 alunos do 3.º e 4.º anos do Ensino Fundamental, totalizando 38 turmas. No 3.º ano, são 23 turmas com cerca de 600 alunos. Já o 4.º ano, conta com aproximadamente 400 alunos, em 15 turmas. O Centro de Educação Integrada Colmeia participará com 260 alunos do 1.º ao 5.º ano.

 Confira as escolas:

  1. Centro de Educação Integrada Colméia (C.E.I)
  2. Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte
  3. Escola Municipal Cunhatã Curumim
  4. Escola Municipal Francisco Cássio de Moraes
  5. Escola Municipal Frei Arthur Agostini
  6. Escola Municipal Luiz Canará
  7. Escola Municipal Maria Teresa Maciel da Silveira melo
  8. Escola Municipal Martinha Thury Vieira
  9. Escola Municipal Newton Tavares
  10. Escola Municipal Nova Canaã
  11. Escola Municipal Pequeno Polegar
  12. Escola Municipal Pingo de Gente
  13. Escola Municipal Professor Carlos Raimundo Rodrigues
  14. Escola Municipal Professora Amazona de Oliveira Monteiro
  15. Escola Municipal Professora Ana Sandra Nascimento Queiroz
  16. Escola Municipal Professora Carmem Eugênia Macaggi
  17. Escola Municipal Professora Edsonina de Barros Villa
  18. Escola Municipal Professora Glemíria Gonzaga Andrade
  19. Escola Municipal Professora Maria Gertrudes Mota de Lima
  20. Escola Municipal Valdemarina Normando Martins
  21. Escola Municipal Vovó Júlia

Serviço

Capacitação de Professores para o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP

Data: 22 a 30 de abril

Horário: 18h às 22h

Local: Centro de Ciências, Tecnologia e Inovação (CCTI) – Av. Glaycon de Paiva, bairro Mecejana

 

Assessoria/SEBRAE