sábado, 27 junho, 2026
  • Sobre Nós
  • Expediente
  • Fale conosco
Jornal O Painel
  • Home
  • Notícias
    • Agro Notícias
    • Municípios
    • Brasil
    • Destaques
    • Esporte
    • Mundo
    • Geral
    • Polícia
    • Política
    • Últimas Notícias
  • Diversão e Lazer
    • Cinema
    • Entretenimento
    • Culinária
  • Eventos
  • Videos
  • Publicações Oficiais
  • Concurso
  • PAINEL JURÍDICO
No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
    • Agro Notícias
    • Municípios
    • Brasil
    • Destaques
    • Esporte
    • Mundo
    • Geral
    • Polícia
    • Política
    • Últimas Notícias
  • Diversão e Lazer
    • Cinema
    • Entretenimento
    • Culinária
  • Eventos
  • Videos
  • Publicações Oficiais
  • Concurso
  • PAINEL JURÍDICO
No Result
View All Result
Jornal O Painel
No Result
View All Result
Home Geral

ANIVERSÁRIO CAPI Waimiri Atroari completa quatro anos com erradicação de sub-registro e emissão de CPF no território

Unidade implantada pela DPE-RR garante emissão de documentos aos mais de 2 mil indígenas sem que precisem sair do território 

5 de novembro de 2025
em Geral
ANIVERSÁRIO  CAPI Waimiri Atroari completa quatro anos com erradicação de sub-registro e emissão de CPF no território

Localizado na divisa entre Roraima e Amazonas, às margens da BR-174, o Núcleo de Apoio Waimiri Atroari (NAWA) sedia a 1° Central de Atendimento e Peticionamento Inicial Indígena do Brasil. Um marco histórico para o acesso à justiça indígena no país, a unidade criada pela Defensoria Pública do Estado de Roraima, é a primeira do tipo e totalmente gerida por agentes indígenas.

Nesta quarta-feira (05), a CAPI celebra quatro anos de criação com um avanço decisivo para a autonomia da comunidade. Desde agosto, com a adesão da Receita Federal ao projeto, junto à Associação Comunidade Waimiri Atroari, o CPF passou a ser emitido dentro do território. Apenas nos primeiros meses de funcionamento do serviço, foram realizados 193 atendimentos para emissão do documento.

Segundo a defensora pública Elceni Diogo, o CPF se tornou hoje um dos principais documentos do cidadão brasileiro.

“Depois da certidão de nascimento, o CPF é hoje o documento mais importante, porque é ele que permite acessar serviços de saúde, benefícios assistenciais e diversos outros direitos. É o número que nos identifica formalmente no país”, explicou.

A implantação do serviço veio após visita da Superintendência Regional Norte da Receita Federal, com apoio da Delegacia da Receita Federal em Roraima, que ouviram da comunidade a necessidade da documentação. Hoje, os próprios indígenas, treinados pela Defensoria e Receita, realizam o atendimento.

Criada para garantir que os Waimiri Atroari, ou Kinjas, como preferem ser chamados, tivessem acesso à documentação básica sem precisar deixar seu território, a CAPI completa quatro anos de atividades com resultados expressivos. Com mais de 2.700 indígenas vivendo na Terra Indígena Waimiri Atroari, o polo consolidou uma atuação que vai além da emissão de documentos. A iniciativa se tornou referência de autonomia, fortalecimento cultural e aproximação institucional entre o povo Kinja e o Estado brasileiro.

“É um trabalho de absoluto sucesso, e eu digo isso porque o sucesso se mede pela aceitação da comunidade. E eles abraçaram muito esse projeto”, ressalta a defensora Elceni Diogo, responsável pela instalação da CAPI Indígena.

Desde sua criação, a CAPI Waimiri Atroari tornou-se símbolo de inovação e protagonismo indígena na promoção do acesso à justiça. O modelo já recebeu reconhecimento nacional, incluindo o primeiro lugar no Concurso de Práticas Exitosas do Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP), em 2022, na cidade de Goiânia.

Inspirada pelo êxito da experiência e com consultas comunitárias já realizadas, a Defensoria planeja levar o modelo para outros povos indígenas no Estado, como Ingarikó e Wai-Wai.

“Já fizemos estudos, relatórios e planejamento para os povos Ingaricó e Wai-Wai. O projeto está pronto e já houve consulta e autorização das comunidades. Agora dependemos apenas da chegada de recursos para executar”, explicou a defensora Elceni.

ASCOM DPE-RR

FOTO: ASCOM/DPE-RR

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informação com credibilidade e responsabilidade – Roraima

Assessoria de Marketing, Reportagens
Anúncios
https://4porngames.com/pt-br/

Categorias

  • Agro Notícias
  • Esporte
  • Geral
  • Mundo
  • Política

Contatos

E-mails:
opainel.rr@hotmail.com
opainel.rr@gmail.com

Telefones:
(95) 9 9177.1568 vivo
(95)32241209

  • Sobre Nós
  • Expediente
  • Fale conosco

© 2022 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
    • Agro Notícias
    • Municípios
    • Brasil
    • Destaques
    • Esporte
    • Mundo
    • Geral
    • Polícia
    • Política
    • Últimas Notícias
    • Foto Jornalismo
  • Diversão & Lazer
    • Cinema
    • Entretenimento
    • Culinária
    • Videos
    • Dicas do dia
    • Galeria de fotos
    • Variedade
  • Eventos
  • Publicações Oficiais
  • Concurso
  • Artigo
  • Classificados
  • PAINEL JURÍDICO
  • Expediente
  • Fale conosco
  • Sobre Nós

© 2022 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas