terça-feira, 14 abril, 2026
  • Sobre Nós
  • Expediente
  • Fale conosco
Jornal O Painel
  • Home
  • Notícias
    • Agro Notícias
    • Municípios
    • Brasil
    • Destaques
    • Esporte
    • Mundo
    • Geral
    • Polícia
    • Política
    • Últimas Notícias
  • Diversão e Lazer
    • Cinema
    • Entretenimento
    • Culinária
  • Eventos
  • Videos
  • Publicações Oficiais
  • Concurso
  • PAINEL JURÍDICO
No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
    • Agro Notícias
    • Municípios
    • Brasil
    • Destaques
    • Esporte
    • Mundo
    • Geral
    • Polícia
    • Política
    • Últimas Notícias
  • Diversão e Lazer
    • Cinema
    • Entretenimento
    • Culinária
  • Eventos
  • Videos
  • Publicações Oficiais
  • Concurso
  • PAINEL JURÍDICO
No Result
View All Result
Jornal O Painel
No Result
View All Result
Home Agro Notícias

Raça Girolando bate três recordes de registros

O desempenho de 2025 ultrapassa os números de 2024, chegando a quase 114 mil animais registrados no ano passado.

22 de janeiro de 2026
em Agro Notícias
Raça Girolando bate três recordes de registros

Única entidade delegada do Ministério da Agricultura e Pecuária para executar o Serviço de Registro Genealógico da raça no Brasil — função exercida desde 1989 —, a Associação de Girolando conta agora, em seu banco de dados, com 2.450.816 registros acumulados.

Por mais um ano consecutivo, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando superou seu recorde histórico de registros genealógicos de animais. Foram 113.690 registros efetuados pelos técnicos da entidade, de norte a sul do Brasil, atingindo um crescimento de 5% em 2025. “Apesar de ter sido um ano difícil para o produtor, por conta do aumento significativo das importações de leite e do baixo preço pago pelo litro do produto, conseguimos superar tanto os números de 2024 (108.404 registros) quanto a meta estabelecida para 2025, que era de cerca de 111 mil. Isso confirma que a demanda pela raça Girolando segue muito firme”, assegura o presidente da entidade, Alexandre Lacerda.

Além da conquista histórica nos números gerais, duas categorias do Serviço de Registro Genealógico também bateram recordes. O Registro Genealógico de Nascimento (RGN) finalizou 2025 com aumento de 11,23% (48.052 registros), e o Registro Genealógico Definitivo (RGD) – Genealogia Conhecida apresentou crescimento de 3,69% (46.671 registros). Única entidade delegada do Ministério da Agricultura e Pecuária para executar o Serviço de Registro Genealógico da raça no Brasil — função exercida desde 1989 —, a Associação de Girolando conta agora, em seu banco de dados, com 2.450.816 registros acumulados.

De acordo com o superintendente técnico da entidade, Leandro Paiva, alguns fatores foram determinantes para que a raça atingisse recordes consecutivos nos últimos dois anos. “Embora a pecuária leiteira venha enfrentando uma crise, o mercado de animais Girolando tem se mantido bastante aquecido. Isso ocorre porque o produtor se conscientizou de que trabalhar com animais de alto valor produtivo e genética agregada garante aumento sustentável da produção, sem elevação significativa dos custos. As fazendas estão garantindo mais rentabilidade para seus negócios ao substituir vacas de baixa produção ou no final da lactação por animais mais jovens, eficientes e geneticamente superiores”, explica Paiva.

Segundo ele, os criadores já perceberam que o melhoramento genético e a seleção animal precisam fazer parte de um processo contínuo dentro das propriedades. “Quem encara os investimentos em genética apenas como uma ação pontual em seu rebanho dificilmente atingirá o ganho genético esperado. O Serviço de Registro Genealógico é base fundamental para qualquer programa de seleção em uma propriedade”, orienta o superintendente técnico.

De acordo com Alexandre Lacerda, que acaba de assumir a presidência da entidade e ficará no cargo até 2028, a meta da Associação de Girolando para os próximos três anos é levar aos criadores de todo o país, dos pequenos aos grandes produtores, formas mais eficientes de produzir leite com menor custo. Dados da Associação de Girolando mostram que, aliado ao registro, o criador vem utilizando diversas ferramentas disponíveis dentro do Programa de Melhoramento Genético de Girolando (PMGG), como genômica, controle leiteiro, avaliações genéticas e teste de progênie. “Vamos continuar aprimorando o PMGG, que foi pioneiro no país na adoção da genômica, ampliar o número de eventos oficializados e ranqueados da raça e defender políticas públicas mais justas em relação ao preço do leite”, finaliza Lacerda.

Atualmente, o Girolando é a raça leiteira nacional que mais vende sêmen no Brasil e produz embriões.

 

 

Por Larissa Vieira

Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informação com credibilidade e responsabilidade – Roraima

Assessoria de Marketing, Reportagens
Anúncios
https://4porngames.com/pt-br/

Categorias

  • Agro Notícias
  • Esporte
  • Geral
  • Mundo
  • Política

Contatos

E-mails:
opainel.rr@hotmail.com
opainel.rr@gmail.com

Telefones:
(95) 9 9177.1568 vivo
(95)32241209

  • Sobre Nós
  • Expediente
  • Fale conosco

© 2022 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
    • Agro Notícias
    • Municípios
    • Brasil
    • Destaques
    • Esporte
    • Mundo
    • Geral
    • Polícia
    • Política
    • Últimas Notícias
    • Foto Jornalismo
  • Diversão & Lazer
    • Cinema
    • Entretenimento
    • Culinária
    • Videos
    • Dicas do dia
    • Galeria de fotos
    • Variedade
  • Eventos
  • Publicações Oficiais
  • Concurso
  • Artigo
  • Classificados
  • PAINEL JURÍDICO
  • Expediente
  • Fale conosco
  • Sobre Nós

© 2022 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas