O projeto Câmara Digital trata-se de modernização por meio da implantação eletrônica de processos e documentos
Na manhã desta sexta-feira (24) uma reunião prévia foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Boa Vista para apresentação e planejamento dos trabalhos de implantação do projeto Câmara Digital na Casa Legislativa.
Participaram do encontro secretários dos setores de Administração, Recursos Humanos, Financeiro, Comunicação, Secretaria Legislativa, Diretoria Geral, Controladoria, Procuradoria, CPL e as diretorias de Informática, Transparência e Cerimonial.
O projeto Câmara Digital trata-se de modernização por meio da implantação eletrônica de processos e documentos. Para Rogério Sampaio, gerente de projetos da IKHON, empresa responsável pela implantação do projeto na Câmara, os benefícios do programa estão “na transparência, segurança na busca das informações, economia do custou na produção de papel, celeridade nos processos de negócios e legislativo e agilidade no atendimento”, destacou Sampaio.
A previsão é que na primeira semana de Julho ocorra o treinamento e a operação assistida com os servidores que serão multiplicadores no conhecimento e técnica de operacionalização do sistema.
Este mesmo programa já foi implantado na Câmara, Defensoria Pública e Prefeitura de Manaus, Senado, Ministérios da Agricultura e da Ciência e Tecnologia, Agências Nacional do Cinema (Ancine) e das Águas (ANA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre outros órgãos.
FUNCIONALIDADE: Dentre as principais funções do projeto está a captura, registro, classificação, indexação, organização e recuperação de todos os tipos de documentos arquivísticos, bem como de todos os componentes digitais dos documentos; foco na manutenção da autenticidade dos documentos; avaliação e seleção dos documentos para recolhimento e preservação daqueles considerados de valor permanente; transferência e o recolhimento dos documentos por meio da função de exportação.
Secom/CMBV