A solenidade acontece hoje, na quadra do Colégio, localizado no bairro Nova Cidade / Foto: Secom/Gov.RR /
Com seis meses de implantação do ensino básico militar, o Colégio Militar Estadual Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena, realiza hoje, 31, às 17 horas, a primeira formatura de entrega da condecoração Alamar (ornato de cordões entrelaçados afixado no ombro esquerdo no uniforme). A solenidade acontece na quadra do Colégio, localizado na Rua João Pessoa, s/n, no bairro Nova Cidade.
De acordo com o diretor do Colégio, coronel Cidinei Lima, a unidade de ensino possui 2.271 alunos matriculados entre os ensinos fundamental e médio, e destes, 48 estudantes foram classificados com médias aritméticas iguais ou acima de 8,5 no 2º bimestre e receberão a honraria.
“No 1° bimestre deste ano, apenas 26 alunos receberam o Alamar por mérito intelectual. Esse bimestre o número de estudantes que obtiveram um desempenho bom aumentou, isso mostra que mesmo em tão pouco tempo, houve uma evolução significativa na qualidade de ensino com a implantação da doutrina militar, bem como no aprendizado, e principalmente na disciplina dos alunos, que estão se esforçando cada vez mais” comentou Cidinei.
A governadora Suely Campos destacou que esses resultados mostram o compromisso do governo com a melhoria da qualidade do ensino. “Esse modelo tem agradado aos pais, que estão muito satisfeitos com as notas dos filhos e a disciplina na escola e em casa”, observou ao anunciar que o ensino básico militar será ampliado para outras escolas em 2017.
A entrega do Alamar é uma forma de incentivar e motivar os alunos a valorizar os estudos, e é concedido apenas a alunos que além de ter obtido bom desempenho, não tiveram nenhuma média em disciplina isolada inferior a 8,00, e ainda não foram submetido à avaliação de recuperação em nenhum instrumento avaliativo, estando no mínimo no comportamento bom.
Implantação do Ensino Básico Militar
Visando a melhoria da educação, em abril deste ano, o Governo de Roraima implantou o ensino básico militar em duas escolas da zona oeste da capital, localizadas em bairros com maior índice de criminalidade, situação que estava influenciando negativamente nas atividades de ensino e aprendizagem, e contribuindo para o aumento no número de evasão e reprovação.
O processo de adaptação acontece há seis meses nos Colégios Professora Elza Breves de Carvalho e Dr. Luiz Rittler Britto de Lucena. A mudança na gestão de ensino é baseada no ensino militar que tem como propósito combater os fatores que influenciam de forma negativa no ensino e a aprendizagem dos estudantes, bem como, resgatar princípios de valores e respeito, que poderão contribuir na formação da personalidade deles.
Histórico do CME III
A escola recebeu esse nome em homenagem ao saudoso advogado Luiz Rittler Brito de Lucena. Nascido na região do Taiano no Município de Alto Alegre, no ano de 1937, cursou o ginasial na Escola Estadual Euclides da Cunha, e formou em direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1964, foi defensor público, promotor de justiça, juiz temporário e membro da comissão parlamentar da Constituição do Estado de Roraima.
A Escola Estadual de Tempo Integral Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena, foi inaugurada em 26 de abril de 2002, atendendo crianças do ensino fundamento nas séries de 1ª a 4ª séries, e permanecendo nessa modalidade de ensino até 2004.
A partir de 2005, a instituição deixou de ser Escola de Tempo Integral, através do Decreto de nº 6508, passando a Escola de ensino fundamental e médio, inclusive a modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Em 25 de abril de 2016, começou a implantação do ensino básico militar, passando por um processo de mudança na gestão, que agora é realizada pelo Corpo de Bombeiro Militar e compartilhada com a Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto).
FONTE: SECOM/GOV.RR