Professores que realizaram manifestação em frente ao Palácio 9 de Julho temem perder o concurso, que vence em outubro

Os professores aprovados no concurso Arte Educador e que estão no quadro de reservas realizaram manifestação em frente ao Palácio 9 de Julho, sede da administração municipal, localizado no bairro São Francisco, zona Sul de Boa Vista, na manhã de ontem, 21. O motivo da manifestação é a prorrogação do concurso, que foi realizado em 2014 pela Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) e que vence em outubro deste ano.
Segundo a professora Nadya Oliveira, após o resultado da prova, alguns profissionais foram convocados, mas muitos ainda precisam ser convocados. Cerca de 200 pessoas foram encaminhadas ao quadro de reserva e esperam a convocação, que não acontece desde então. Conforme relato da professora, a preferência na hora da chamada são professores que já são efetivados e ministram aula em outras escolas.
“Muitas escolas estão inaugurando e isso implica que estão precisando preencher as vagas, aí eles ligam para os professores que já são efetivados e oferecem o cargo. Podendo dar essa vaga para nós, eles dão preferências aos horistas, que recebem menos em comparação aos efetivados, então sai mais em conta para eles”, comentou.
De acordo com Nadya, a prefeitura criou uma lei em que os profissionais que estivessem no quadro de reservas seriam convocados com prioridade, nem que fosse para atuar como horista, mas isso não acontece.
Tendo em vista que o prazo de vencimento termina em três meses, os professores pedem que haja prorrogação para que não percam o processo seletivo.
Apesar do número alto de aprovados no quadro de reserva, os professores sabem que nem todos poderão ser chamados, ainda que haja escolas em fase de inauguração e outras que ainda vão inaugurar, mas esperam que pelo menos um terço seja convocado. Segundo Nadya, há cerca de dois meses, dez pessoas foram convocadas, mas sabem que deveriam ter chamado mais professores.
“A prefeitura não deu nenhum posicionamento durante este tempo. A única coisa que eles alegam é que estão em crise e que não têm dinheiro para convocar efetivados. Queremos então que eles pelo menos prorroguem o prazo, estamos esperando há muito tempo e nada acontece”, frisou.
OUTRO LADO – A Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) informou, por nota, que foram ofertadas 148 vagas para o cargo de Professor Arte-Educador no concurso de 2014. “Todas as vagas oferecidas já foram preenchidas. Além destes 148, foram convocados mais 44 do cadastro de reserva, totalizando 192 novos professores arte-educadores. As aulas nas escolas municipais estão sendo ministradas pelos profissionais conforme o previsto. Com relação à contratação de professores horistas, a prefeitura esclarece que a informação não procede.
Ainda por nota, a PMBV “reafirma que toda e qualquer convocação tem que se basear na capacidade de pagamento do município e que sejam garantidos ao servidor seus diretos em dia”, finalizou. (A.G.G)
FONTE: FOLHA WEB