
No Dia Internacional de Combate às Drogas, hoje, 26, o deputado Eder Lourinho (PTC), protocolou na Assembleia Legislativa (AE-RR) uma Moção de Aplauso às comunidades terapêuticas de Roraima pela importância dos serviços de acolhimento voluntário a dependentes químicos prestados por essas instituições. Lourinho ressaltou que as drogas são uma questão de saúde pública, educacional, de segurança pública, de desenvolvimento econômico e de política pública, e que deve ser tratada de maneira ampla.
O deputado explicou que as comunidades terapêuticas são instituições de acolhimento voluntário a dependentes de substâncias psicoativas e são consideradas equipamentos da rede suplementar de atenção, recuperação e reinserção social de dependentes. “O trabalho exercido por essas comunidades junto àqueles que desejam e/ou necessitam de tratamento, merece uma melhor compreensão e um olhar mais profundo dos governos e da sociedade”, alertou.
Lourinho enfatizou que como parlamentar tem buscado de todas as formas soluções para amenizar esse problema que afeta a toda o país e citou algumas propostas apresentadas no parlamento. “Sou autor da lei que obriga o uso de mensagens educativas informando o uso indevido de álcool e drogas nas salas de cinemas, em shows, eventos culturais e esportivos voltados para o público infanto-juvenil. É também de minha autoria o Projeto de Lei, ora tramitando na Assembleia Legislativa, que institui a política sobre drogas e o fundo estadual antidrogas do estado de Roraima”, lembrou.
Outras propostas lembradas pelo deputado foram: Emenda Parlamentar em 2019, destinando recursos para as comunidades terapêuticas desenvolverem atividades de acolhimentos e cuidados com dependentes químicos de álcool e droga; a realização de audiência pública com as comunidades terapêuticas e autoridades de saúde para discutir políticas públicas sobre drogas; e Moção de Aplauso às comunidades terapêuticas pela passagem do dia internacional de combate às drogas. “Esta é umas das bandeiras que defendo na minha proposta de trabalho durante o meu mandato político. Portanto, contem com meu apoio nesta luta de conscientização e combate às drogas”, disse o deputado.