Eder Lourinho solicita aquisição de arco cirúrgico para HGR

O deputado  pediu mais celeridade do governo para esses procedimentos e lembrou que a saúde é um direito do cidadão e dever do estado.

Acolhendo reivindicação de usuários do sistema de saúde pública, o deputado Eder Lourinho (PTC), encaminhou ofícios ao governador Antônio Denarium (PP) e ao secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos, solicitando, em caráter de urgência, a aquisição de aparelhos de arco cirúrgico para atendimento de pacientes e pessoas que estão na fila de espera para cirurgias nas áreas de ortopedia e neurologia no HGR – Hospital Geral de Roraima.

Lourinho justificou seu pedido alegando as inúmeras reclamações que chegam ao seu gabinete protestando contra a falta de atendimento no hospital pela ausência do equipamento. De acordo com as narrativas de usuários, existem muitos pacientes esperando por cirurgias há meses e temem que a situação se agrave pela demora. Outros pacientes moram no interior do estado e esperam por uma cirurgia sem previsão.

As declarações encaminhadas ao gabinete do parlamentar, afirmam que é lento o atendimento na fila para cirurgias ortopédicas e neurológicas do SUS, pois há prioridade para os casos de emergência do trauma, fato que causa demora no atendimento aos pacientes internados. O deputado  pediu mais celeridade do governo para esses procedimentos e lembrou que a saúde é um direito do cidadão e dever do estado.

Lourinho explicou ainda que o arco cirúrgico é amplamente utilizado em diversas áreas médicas como cardiologia, traumatologia, ortopedia e vascular, e é sinônimo de economia em hospitais, centros cirúrgicos e clínicos por possibilitar o acompanhamento em tempo real do quadro clínico do paciente durante os procedimentos, gerando menos operações corretivas, além de gerar resultados com uma estrutura de equipamento menor que os raios-x “convencionais”.

Assessoria de Comunicação