EM RORAIMA Governo realiza audiência pública eletrônica sobre a Lei Orçamentária Anual 2022

Com o objetivo de colher ideias e sugestões da sociedade que possam contribuir para a construção do projeto de Lei Orçamentária Anual de 2022 , o Governo de Roraima por meio da Seplan (Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento) lançou uma audiência pública digital.

Através do endereço eletrônico: https://orcamento2022.rr.gov.br/, os cidadãos terão até o dia 6 de agosto, a oportunidade de interagir e opinar sobre as prioridades do governo para o próximo ano.

O secretário da Seplan, Emerson Baú, explicou que a ideia é aproximar o processo de planejamento governamental da sociedade, uma vez que o usuário é o principal beneficiário dos planos do governo. “Essa é uma participação cidadã, democrática e transparente. E também uma forma educativa de entender como funcionam as finanças públicas”, afirmou.

Emerson detalhou que por ser eletrônica, a população pode participar de onde estiver – e  quantas vezes quiser. O principal objetivo é elaborar diretrizes para o orçamento anual levando em conta as necessidades e prioridades apontadas pelos cidadãos relacionadas à aplicação do investimento público nas regiões do estado.

“Desta forma, além de dar transparência às ações do governo, a Audiência Pública Eletrônica da LOA amplia o processo de participação da sociedade na elaboração do orçamento estadual”, reafirmou.

O governador Antonio Denarium também ressaltou que a participação popular é de extrema importância, pois podem gerar ações que beneficiem a população do Estado como um todo.

“Este é o momento em que o cidadão pode indicar o que ele considera como sendo prioridade para que o Estado invista no ano seguinte, pois desta forma o governo identifica as ações propostas pela população, organiza, estrutura e estabelece os rumos do governo na organização do orçamento do estado para 2022”, destacou.

Como participar?

Ao acessar a página https://orcamento2022.rr.gov.br/, o usuário pode preencher um breve perfil. O sistema é composto por um formulário em etapas, no qual a seleção de um item leva à abertura de outros itens que proporcionarão ao participante a oportunidade de sugerir ações para o desenvolvimento econômico e social da sua cidade e região.

Dessa maneira, o cidadão vai sendo conduzido num processo simples e intuitivo de priorização de demandas. A participação é aberta a qualquer pessoa, seja representante de órgãos públicos e da sociedade civil.

SECOM RORAIMA