Lilliana Matte foi detida em Miami no dia 22; Itamaraty acompanha o caso.
Detenção teria sido represália após selfie em área de aeroporto, diz mãe.

O Itamaraty informou nesta segunda-feira (29) que os motivos que levaram à detenção da jovem brasileira Lilliana Matte, de 17 anos, em Miami são mantidos em sigilo, conforme determina a legislação dos EUA. A mãe da jovem, Anaide Matte, suspeita que a garota tenha sido impedida de entrar no país na segunda-feira (22) após tirar uma selfie em uma área restrita do aeroporto.
Conforme o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o consulado brasileiro em Chicago solicitou às autoridades norte-americanas urgência na análise do caso e no agendamento da audiência que decidirá sobre o retorno da menor ao Brasil.
Autoridades locais informaram oficialmente à família que a detenção ocorreu porque Lilliana é menor e viajava desacompanhada dos pais.
Para assegurar o devido processo para o caso, o Consulado-Geral do Brasil em Chicago informou que mantém contato permanentemente com as autoridades locais e com a família de Lilliana.
O Itamaraty afirmou ainda que o diplomata designado para o caso visitou Lilliana eStephane, outra jovem brasileira que também está detida no abrigo para menoresna cidade em Illinois na quinta-feira (25).
Um familiar de Lilliana disse ao G1 nesta segunda que a mãe da jovem está a caminho de Chicago.
Entenda o caso
A adolescente roraimense Lilliana Matte foi detida no aeroporto Opa Locka Executive, em Miami, no dia 22 de agosto e transferida para o abrigado para menores em Chicago dois dias depois. A mãe da jovem, Anaide Matte, suspeita que a filha tenha sido impedida de entrar no país após tirar uma selfie em uma área restrita do aeroporto.
Apesar das autoridades locais terem dito à família que a detenção ocorreu porque Lilliana é menor e viajava desacompanhada dos pais, a mãe afirma que a adolescente possuía toda a documentação necessária para viajar sozinha.
Ao G1, Anaide disse que a filha foi para os Estados Unidos a passeio e que estava com passagem marcada de volta para o Brasil no dia 1º de setembro, quando a garota, que foi eleita Miss Brazil Model 2015, passaria o título à vencedora do concurso de 2016.
Segundo a mãe, Lilliana está ‘desesperada’. “Falei com ela no dia 23 e ela estava em desespero, em prantos, sem entender o que estava acontecendo, pedindo para eu ir logo tirar ela dessa situação”, relatou.
FONTE: G1