Ao todo, foram 11 candidatos chamados para assinatura de contratos na Sesau, entre profissionais em enfermagem e técnico em enfermagem


A manhã desta terça-feira, 14, foi de somar ainda mais esforços na luta do Governo de Roraima contra a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Isso porque mais candidatos do PSS (Processo Seletivo Simplificado) da Sesau (Secretaria da Saúde) foram convocados para a 3ª chamada do certame.
Ao todo, foram 11 candidatos chamados para assinatura de contratos na Sesau, entre profissionais em enfermagem e técnicos em enfermagem. Além destes, outros 430 já assinaram contratos em março e estão trabalhando em unidades de saúde de todo o Estado.
Segundo o secretário de Saúde, Francisco Monteiro Neto, a convocação desses profissionais se torna essencial em tempo de combate ao coronavírus em Roraima. Para ele, cada profissional a mais trabalhando na saúde pública do Estado faz diferença no bem-estar da população roraimense.
“Esse seletivo como um todo é uma oportunidade de emprego para aqueles que estão de fora do mercado de trabalho. Temos mais de 400 médicos, enfermeiros e técnicos seletivados que começaram os trabalhos em março, atendendo a uma preocupação do governador Antonio Denarium com o aumento da demanda na área da saúde”, explicou.
Para a segurança dos candidatos, eles foram atendidos através da janela da CGTES (Coordenadoria Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde), com exigência da distância de um metro para possíveis filas.
Quem esteve animada para a assinatura de seu contrato com a Sesau foi a profissional em enfermagem Maria Lorena Leite Gomes, de 22 anos, que começará seu primeiro emprego na área no Hospital Irmã Aquilina, em Caracaraí, ainda nesta semana.
“É meu primeiro contato com a prática de cuidar. Espero que o contato com os outros profissionais seja tranquilo, com uma boa comunicação com as pessoas mais experientes na área. Tentei outros empregos e sei que uma oportunidade dessas é complicada, então, fico feliz por ter isso para começar a carreira”, afirmou.
Maria Francisca de Araújo, de 34 anos, atuará como técnica de enfermagem no HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) e conta que por já ter experiência na área, espera poder somar junto com os outros profissionais no combate contra o novo coronavírus.
“Já trabalhei bastante na área, só que não em Boa Vista. Mas sei que isso tudo será uma experiência nova. É um desafio, vou aprender mais e estou muito feliz por ter essa chance de ajudar”, comentou.
SELETIVO – Graças ao seletivo da Secretaria de Saúde, unidades de todo o Estado contam com mais 430 profissionais, que já estão alocados e trabalhando para atender o aumento da demanda por serviços públicos.
A 1ª chamada do PSS foi realizada na Etsus-RR (Escola Técnica do Sistema Único de Saúde em Roraima), entre os dias 2 e 4 de março, com 373 candidatos assinando contratos e já começando seus trabalhos na mesma semana.
A 2ª chamada ocorreu no dia 1º deste mês, também na Etsus-RR, com atendimentos agendados para cada candidato, como prevenção contra o coronavírus. Só nesse dia, foram 57 profissionais contratados.