MÊS DAS CRIANÇAS Pacientes terão atendimento especial no Centro de Referência

Já pensou em levar seu filho ao médico e ser recebido por super-heróis? É assim que vai ser o atendimento na semana que vem para as mães e crianças atendidas no CRSM (Centro de Referência da Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin) pela equipe Follow up, um serviço de ambulatório especializado oferecido na unidade para bebês que precisam de acompanhamento especializado devido à prematuridade.

A ideia é aproveitar a semana das crianças e, a partir de terça-feira, 13, realizar uma programação especial, envolvendo as pacientes que utilizam os serviços da unidade.

De acordo com a médica pediatra Ana Carolina Lima Lopes Brito, que integra da equipe do CRSM, haverá atendimento do ambulatório especializado Follow up pela equipe multiprofissional, composta por pediatra, neuropediatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social e nutricionista. Mas as consultas serão realizadas de forma diferenciada, com a participação das mães nas atividades.

“Pensamos em dar uma cara nova para a equipe esse mês e aproveitar a criatividade para tornar o atendimento mais descontraído para as crianças. Por isso, essa equipe estará usando capas de super-heróis e haverá também arcos de balões decorando o ambiente para deixar tudo muito colorido e atrativo às crianças”, enfatizou a médica.

Além do atendimento normal, haverá na quarta-feira, 14, a partir das 8h, uma roda de conversa com as mães dos pacientes e profissionais que atuam na área de nutrição e a fonoaudiologia. “Será uma oportunidade para as profissionais esclarecerem sobre a importância da alimentação adequada para o desenvolvimento saudável dos bebês, principalmente em relação à fala”, complementou.

Na sexta-feira, 16, a partir das 8h, haverá outra roda de conversa com as mães. Desta vez, será a hora das profissionais de psicologia e pediatria entrarem em cena, com orientações sobre a importância do acompanhamento da saúde psicológica das mães para o cuidado com os bebês.

“Sabemos que nos dias atuais em que a mulher é mãe, esposa e empoderada, há a necessidade de muito dinamismo e disciplina para que ela consiga dar conta de todas as tarefas, mas é preciso lembrar que a saúde psicológica é fundamental para que essa mãe esteja bem consigo mesma e possa cuidar bem dos seus filhos e é isso que vamos trabalhar nesse momento”, disse.

De acordo com a diretora do CRSM, Marilia Pinto, receber as pessoas de forma acolhedora e humanizada, ofertar possibilidades terapêuticas que promovam resultados eficientes é a verdadeira missão da unidade.

“O Follow up tem alcançado resultados objetivos e transformado a  vida dessas crianças, construindo possibilidades para um futuro com qualidade, integração social, desenvolvimento intelectual e, sobretudo, despertando o sentimento de cuidado e amor entre essas famílias. Por isso, nós decidimos celebrar com alegria, diversão e muita cor o Dia da Criança”, ressaltou a diretora.

A programação incluirá a doação de 70 polvinhos pela  “Cantinho da Esther Vitória”, confeccionados por uma mãe de bebê prematuro que também faz parte da ONG (organização não governamental) Prematuridade.com.

“Faço as doações desde 2017, quando foi o ano das primeiras doações dos polvinhos do projeto Octo Brasil, por voluntárias. Minha filha nasceu prematura e recebeu doações. Eu resolvi somar forças nessa ação e ajudar outras mães. Para mim, doar é saber que eu faço o bem, pois quem recebe, além de receber muito amor, garante estímulo. Toda criança ama esses polvinhos. Para os bebês do Follow up, eles irão em forma de chocalhos. Serão melhores porque ajudarão no estímulo dos pequenos”, disse Janynnie Matos de Freitas, integrante da ONG.

SECOM RORAIMA