
A defensora pública Jeane Xaud, atuante junto ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, na Defensoria Púbica Estadual, da audiência pública que trata sobre ‘O respeito e proteção dos imigrantes venezuelanos e a situação especial daqueles pertencentes a grupos indígenas’. O evento ocorre desde as 8h da manhã, no auditório Alexandre Borges, da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
A audiência promove um debate aprofundado em busca de colher elementos a fim de contribuir para a atuação dos membros do Ministério Público Federal em prol da população estrangeira. Estão presentes as três esferas de governo (municipal, estadual e federal).
O encontro é coordenado pelo Ministério Público Federal. Das quatro mesas de discussão, estão o Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Boa Vista, Ministério da Justiça, Prefeitura Municipal de Pacaraima, Defensoria Pública do Estado e da União, além da Agência da ONU para refugiados, Fundação Nacional do Índio, entre outros.
A defensora Jeane, que já tem um trabalho desenvolvido sobre a fronteira, e possivelmente abordará sobre as descobertas, destacou alguns dos temas que serão debatidos. “Trataremos sobre violência, segurança, educação, violência contra as mulheres, e outros fatores que demanda a prestação dos serviços públicos, pois não estávamos preparados para um número tão alto de imigrantes em nossa região”, destacou Jeane.
Ela ainda ressaltou a importância de fazermos um acolhimento humanizado aos imigrantes. “É evidente a participação da Defensoria para que humanize o acolhimento aos venezuelanos de uma forma que também não prejudique a população local, tão pouco os imigrantes”, avaliou a defensora.
FOTO: ASCOM/DPE-RR