Visão Mundial distribui kits de higiene e caixas de ternura para crianças venezuelanas em situação de vulnerabilidade; organização pede doações



Com mais de 30 mil casos confirmados da COVID-19, o Brasil busca manejar o impacto causado pela doença. Na região Norte do país, onde vivem milhares de migrantes e que tem sido a principal porta de entrada de venezuelanos, algumas cidades já veem seus sistemas de saúde prestes a entrar em colapso. Pensando em ajudar prioritariamente crianças e adolescentes venezuelanas que vivem em situação de vulnerabilidade, a ONG Visão Mundial está distribuindo, em Boa Vista (RR), Caixas de Ternura e kits de higiene, com materiais educativos para instruir sobre cuidados necessários na prevenção. As ações iniciaram no dia 15 e pretendem, até o final da próxima semana, alcançar 345 famílias venezuelanas que vivem em ocupações no município.
“Assim como os outros países, o Brasil está tentando garantir a segurança e o atendimento médico de seus cidadãos. Mas, nessa situação de extrema crise, não devemos esquecer as crianças que vivem como refugiados e migrantes, forçadas pelo deslocamento, onde o acesso a serviços médicos e atendimento acabam mais limitados. Essas famílias já vivem em situação de vulnerabilidade, com crianças sofrendo muito mais risco de abuso e violência. É preciso ter atenção especial com migrantes no meio da pandemia”, conta Luis Corzo, Diretor de Resposta Humanitária da Visão Mundial.
Além de materiais de higiene e limpeza, como álcool em gel e sabonete, as entregas incluem as Caixas de Ternura, que são materiais educativos, recreativos e que incentivam a interação da família com as crianças em tempos de isolamento social. A ONG pede doações para conseguir aumentar a quantidade de kits doados e o número de famílias atendidas.
A campanha de doação Juntos Pelas Crianças contra o COVID-19 foi lançada na última semana de março e já realizou entregas a 6.240 famílias em outros 12 municípios em sete estados brasileiros: Fortaleza (CE); Recife (PE); Salvador (BA); Felipe Guerra e Governador Dix-Sept Rosado (RN); Nova Iguaçu e Rio de Janeiro (RJ); Inhapi, Canapi e Maceió (AL); São José dos Campos e São Paulo (SP).
Em Roraima, as ações começaram nesta semana, em ocupações no Bairro dos Estados. Nos próximos dias as entregas seguem em ocupações em diferentes áreas da cidade. Já foram entregues 83 kits e o objetivo é que, até o final da ação, 345 famílias sejam alcançadas. Apenas as famílias previamente identificadas pela ONG estão recebendo as caixas, para evitar aglomerações.
Nesta semana, as entregas das Caixas de Ternura também continuam em Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. As próximas doações da Visão Mundial no enfrentamento ao novo coronavírus serão realizadas no Amazonas e Paraíba, mas ainda sem data prevista.
Infância com ternura
A campanha prevê três possibilidade de doação. Em todas, serão entregues materiais que estimulam a interação com a criança e os adolescentes em atividades lúdicas e educativas, com o foco no cuidado e na ternura. “Além de dicas importantes de prevenção do contágio, buscamos amenizar os efeitos desse período de isolamento social, com sugestões de atividades que possam ser trabalhadas por pais e responsáveis com as crianças”, conta Andrea Freire, gerente de operações de emergência da Visão Mundial.
No kit mais básico da campanha de doação, chamado de Caixa de Ternura, será entregue uma cartilha informativa sobre cuidados e proteção contra a COVID-19; materiais educativos, de cuidado para as crianças; bíblia sagrada infantil; salmos e provérbios para colorir; brinquedos pedagógico e matérias de entretenimento, como caderno, lápis grafite, borracha, lápis de cor e massinha de modelar. No Kit de Prevenção e Proteção, também serão entregues itens de higiene básica, como sabão, álcool em gel, álcool para limpeza, material desinfetante, luvas e máscaras. Há, ainda, uma terceira possibilidade, onde doadores garantem a entrega da Caixa de Ternura e do Kit de Prevenção e Proteção, além de auxílio financeiro e aconselhamento terapêutico a famílias identificadas pela Visão Mundial.
“Pensando em ajudar as crianças e suas comunidades, desenvolvemos esse material para instruir, principalmente jovens e adolescentes, a tomarem os cuidados necessários para protegerem a si mesmos e aqueles que mais amam. Se cada criança, adulto, comunidade e igreja adotar as medidas de prevenção indicadas, conseguiremos passar por essa pandemia não só protegendo os que mais sofrem, mas mostrando amor e carinho ao próximo. A doença pode ser grave, principalmente para a população em vulnerabilidade”, explica Corzo.
Como ajudar
345 Cestas de Ternura e kis de higiene já estão garantidos pela Visão Mundial em Roraima. Porém, um número muito maior de famílias em todo o Brasil estão em situação de vulnerabilidade e precisam de ajuda e precisam garantir proteção e segurança.
A ONG, que dedica todos os esforços e recursos para contribuir com o alcance do bem-estar de crianças, adolescentes e jovens que vivem nas comunidades mais pobres de nosso país, pede doações para conseguir aumentar a quantidade de kits doados e o número de famílias atendidas.
“Seguindo as recomendações das autoridades de saúde, não estamos fazendo a arrecadação de itens de limpeza e higiene diretamente com as pessoas. A ideia é que, quem quer ajudar, faça sua doação online, e nós nos comprometemos a comprar os produtos necessários. Todo o valor arrecadado será revertido para a compra dos itens estipulados na doação”, afirma Thiago Crucciti, diretor de sustentabilidade da Visão Mundial.