
A chuva deste domingo, 24, não foi empecilho para os voluntários do Caer nos Rios, uma ação ambiental realizada pela Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) e parceiros, que se mobilizaram para preservar o meio ambiente.
Foi com disciplina e determinação que as equipes seguiram as atividades, divididas em dois pontos, de forma simultânea. Os voluntários fizeram o recolhimento de resíduos sólidos nas margens do rio Branco e no entorno da Escola Barão de Parima, no bairro Calungá, por onde passa o Igarapé Caxangá.
Em poucas horas, foi recolhida mais de uma tonelada de lixo incluindo restos de geladeiras, máquina de lavar roupas, ventilador e até peças de veículos. “É gratificante encontrar tantas pessoas reunidas com o objetivo de contribuir para esse trabalho de preservação do meio ambiente.
O Caer nos Rios tem o objetivo de conscientizar a sociedade, por meio da educação ambiental, sobre a importância da preservação dos mananciais e a prática de atitudes corretas que colaborem para a sustentabilidade”, esclareceu o presidente da Caer, Danque Esbell.
Quase 70 pessoas participaram das atividades, representando as instituições parceiras, entre elas a UFRR (Universidade Federal de Roraima), UERR (Universidade Estadual de Roraima), CIPA (Comando de Policiamento Ambiental), Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Corpo de Bombeiros, Eletrobrás Distribuição Roraima, Centro Universitário Estácio da Amazônia, Associação dos Barqueiros, Escola Estadual Mário Davi Andreazza e ONG Idecam (Instituto de Defesa Civil da Amazônia).
“É a primeira vez que estou participando, eu já tinha ouvido falar sobre o projeto e estava muito curioso para saber como era feito na prática. Para mim, além de ajudar de forma didática foi engrandecedor como cidadão participar da ação’, salientou o acadêmico do curso de biologia da UERR, Iago Paz Feitosa.
O trabalho é coordenado pelo Núcleo de Meio Ambiente (NMA) da Companhia, que desenvolve as ações de educação ambiental na capital e no interior do Estado. “Durante a coleta de lixo no bairro Calungá também abordarmos os moradores esclarecendo sobre a finalidade da nossa campanha e orientando para manter o ambiente limpo. Falamos das doenças causadas pelo lixo despejado nas ruas e igarapés e esse alerta é fundamental para que a mudança de comportamento seja alcançada”, complementou a Chefe do NMA, Airlene Carvalho.
“Eu achei sensacional e até fiquei surpresa ao ver tanto lixo, um problema sério para o rio Branco que precisa de atenção. Sempre que possível irei participar e ajudar nesse trabalho tão importante”, reforçou a acadêmica do curso de gestão ambiental Ana Lilian Jones da Silva.
“Eu já fiquei doente várias vezes por causa desse lixo todo jogado nos terrenos baldios aqui no bairro e por isso digo que a Caer está de parabéns por fazer esse trabalho de coleta do lixo. Agora é torcer para cada morador fazer a sua parte e colaborar”, disse o morador José da Silva.
FONTE: GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA