A Assembleia Legislativa de Roraima, por meio da Procuradoria Especial da Mulher e do Centro Humanitário de Apoio a Mulher (Chame), participou da abertura oficial da Campanha do Outubro Rosa, na manhã desta segunda-feira, 10, no Centro de Tratamento e Prevenção de Câncer de Colo e Mama Silvana Helena Souza Gomes, no bairro Jardim Tropical, na zona Oeste de Boa Vista.
Durante este mês, serão desenvolvidas ações voltadas à saúde da mulher. A dona de casa Ronicléia Nascimento, moradora do bairro Jardim Tropical, acompanhou de perto a oficialização dos trabalhos e apoia todas as atividades desenvolvidas nesse período. “É bom porque a gente corre atrás de cuidar da saúde”, completou. Destacou a importância da proximidade do Centro Oncológico da população.
“O papel do Chame, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Roraima (OAB-RR), através da Comissão da Mulher Advogada, é recomendar as mulheres em situação de violência doméstica sobre a questão da prevenção do câncer”, ressaltou a advogada e representante do Chame, Sara Patrícia Farias. Ela disse que todas as instituições envolvidas realizarão um dia “D” e o Chame terá este momento na segunda quinzena de outubro com serviços voltados para as assistidas do Centro.
Para a presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer, Magnólia Rocha, a campanha tem a intenção de chamar a atenção das mulheres quanto aos cuidados com a saúde e alertar sobre as incidências de câncer de colo de útero e das mamas. Enfatizou ainda a responsabilidade dos gestores públicos em garantirem políticas públicas que atendam as necessidades de diagnóstico precoce das doenças. “Temos todas as condições para diagnosticar e tratar o câncer inicial, o que vai melhorar e muito a saúde da mulher, pois ela não precisará se mutilar. Também diminuirá as despesas para os cofres públicos, por isso o movimento é mundial e de grande importância”, resumiu.
Por ser uma Organização Não Governamental (ONG), a Liga Roraimense de Combate ao Câncer se mantém por meio de ajudas e doações da sociedade civil e de órgãos e entidades, como o Chame, por exemplo, que desde o ano passado tem contribuído com as atividades da Liga. “Temos parcerias com autarquias, entidades públicas e privadas. Ano passado tivemos a grande oportunidade de darmos o ponta pé com o Chame que está conosco nesse trabalho”, complementou.
Magnólia agradeceu o apoio recebido pelo Chame, por intermédio da procuradora Especial da Mulher, deputada Lenir Rodrigues (PPS), com a liberação de pessoal para executar os trabalhos da Liga. “O Chame é um grande parceiro, assim como o Sesi e a Fecomércio”, concluiu.
Inaugurado em agosto deste ano, o Centro Municipal de Oncologia recebe mulheres com diagnóstico ou suspeita de câncer, após atendimento inicial nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No local as pacientes contam com serviços de Mastologia, Cardiologia, Ginecologia, Ultrassonografia, Coposcopia, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, com apoio de enfermeiras e técnicas em enfermagem.
O presidente da OAB Roraima, Rodolfo Morais, enfatizou a importância de se manter parcerias para execução do Outubro Rosa no Estado. “Essas parcerias fazem com que a OAB, por meio da Comissão de Saúde, fique ainda mais próxima do cidadão”, contou.
Durante o evento, houve apresentação das atividades pelos parceiros da campanha, bem como uma palestra sobre prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero. Todos receberam o laço cor-de-rosa, símbolo da campanha.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – seccional Roraima e a Liga Roraimense de Combate ao Câncer são idealizadoras do evento e tem como parceria a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), por intermédio da Procuradoria Especial da Mulher e o Centro Humanitário de Apoio a Mulher (Chame).
FONTE: SECOM