Três manequins vivos (atrizes) estarão representando mulheres vítimas de violência, com hematomas pelo corpo, e trazendo consigo cartazes que com as frases: “escorreguei no banheiro”, “a cada 4 minutos uma mulher dá entrada no SUS vítima de violência”, “não se cale – ligue 180”. Será nesta sexta-feira, das 12h às 13h, no Aeroporto Internacional de Boa Vista.
Essa ação, que faz parte da programação dos 16 dias de ativismo no enfrentamento à violência contra a mulher, será realizada pela Assembleia Legislativa de Roraima, por meio da Procuradoria Especial da Mulher e do Núcleo de Prevenção e Atendimento às vítimas de tráfico de pessoas, com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a questão da violência contra a mulher.
A coordenadora de campanha do Núcleo, Jéssica Veras, disse que “a intenção é mostrar para a população que não há classe social e que a violência pode acontecer com qualquer mulher”, explicou. Durante a ação, cada manequim vivo estará representando uma classe social. “Enquanto essas mulheres maquiadas, com olho roxo e outros machucados pelo corpo passeiam pelo aeroporto normalmente, um homem estará entregando flores para as mulheres, com frases bonitas”, completou Jéssica.
A ação também terá panfletagem no saguão do aeroporto. A Campanha dos 16 dias de Ativismo, promovida pela Assembleia já realizou palestras em órgãos públicos sobre a violência contra a mulher e encerrará neste sábado, 10, com uma capacitação para jovens e professores, na sede do programa Abrindo Caminhos, localizado na avenida São Sebastião, 883 – Cambará.
Shirleide Vasconcelos
Fotos: SupCom ALERR
SupCom/ALE