Os moradores do bairro Cidade Satélite terão uma novidade nos próximos dias. É que a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) está promovendo melhorias consideráveis no sistema de esgoto do bairro. Técnicos da empresa instalaram nesta quinta-feira (18) um segundo conjunto de moto bomba para Estação Elevatória de Esgoto Orion, o que permitirá uma maior eficiência na operação da elevatória. Na falta de um equipamento, o outro automaticamente funcionará, evitando a paralisação do serviço e consequentemente, o extravasamento.
Agora, duas moto bombas realizarão o bombeamento na estação elevatória. Além desta aquisição, um novo quadro de comando para controle e acionamento foi instalado, num investimento total de quase R$ 30 mil. A Caer também está revitalizando a estação elevatória, que há muitos anos estava abandonada.
“Nossa prioridade é sempre atender com excelência nossos clientes. As novas aquisições vão melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados à população e minimizar significativamente os problemas relacionados ao esgoto, iniciativa que criará condições para que a estação opere com mais eficiência”, destaca o presidente da Caer, Danque Esbell.
ESGOTO – Um dos grandes problemas detectados pela equipe operacional da Caer é a utilização inadequada das caixas coletoras, que podem comprometer severamente toda a rede. Durante as limpezas realizadas diariamente pelas equipes são recolhidos restos de lixo, latinhas de alumínio e até pedaços de madeira.
O Diretor de Engenharia e Gestão Ambiental da Caer, Edmir Cordeiro explica que o uso incorreto do esgoto danifica o bom funcionamento da rede. “Em alguns bairros, durante as atividades externas, as equipes recolhem folhas, sacos plásticos, e às vezes até restos de objetos domésticos. Todo esse material deveria ser descartado de forma correta, ou seja, jogados no lixo e não nas caixas coletoras. O problema é que nem todos têm a consciência de manter o local limpo para receber apenas a água das residências. São problemas que poderiam ser evitados, pois causam transtornos terríveis”, explicou.
O extravasamento é uma das maiores reclamações no setor, mas para evitar que isso aconteça é preciso o auxílio da população. Além da falta de conscientização de alguns moradores em relação ao uso adequado da rede, as equipes se deparam muitas vezes com a depredação de tampas do Posto de Visita e outros equipamentos importantes do sistema.
O assunto tem sido explanado durante as ações do Núcleo do Meio Ambiente da Caer. São palestras ambientais nas escolas, comunidades indígenas e no interior. Durante as ações ambientais, técnicos abordam a importância da conscientização do uso correto da rede de esgoto.
FONTE: GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA