O Caer nos Rios está marcado para o próximo dia 25. O percurso inclui o rio Branco e o balneário Cauamé – Fotos: Ascom/Caer
No mês de setembro os voluntários têm encontro marcado em mais uma ação em prol do meio ambiente. É que a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) promoverá a 8ª edição do Caer nos Rios, um evento voltado para a preservação e conscientização ambiental.
As atividades serão no próximo domingo, 25, e iniciam às 8h, com a concentração no porto “Marina Meu Caso”. Em seguida as equipes se dividirão e percorrerão o rio Branco e o balneário Cauamé. Os trabalhos estão previstos para encerrar às 11h30.
“Essa iniciativa tem o propósito de fazer o recolhimento de resíduos sólidos do rio Branco e conscientizar banhistas e moradores que vivem próximos à região sobre a importância da sustentabilidade e de como a própria sociedade pode colaborar para o processo mudança”, esclareceu o presidente da Caer, Danque Esbell.
Parcerias
A ação é coordenada pelo NMA (Núcleo de Meio Ambiente) e conta com a parceria de diversas instituições públicas e particulares, entre elas a UFRR (Universidade Federal de Roraima), UERR (Universidade Estadual de Roraima), CIPA (Companhia de Policiamento Ambiental), Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Corpo de Bombeiros, Eletrobrás, Centro Universitário Estácio da Amazônia, Associação dos Barqueiros e ONG Idecam (Instituto de Defesa Civil da Amazônia).
“O trabalho conjunto possibilita a amplitude das ações e o alcance maior entre a população. Isso é positivo, pois quanto maior é o número de pessoas envolvidas maiores serão os benefícios ao meio ambiente”, complementou a chefe do NMA, Airlene Carvalho.
Programação
A programação inclui uma ação ambiental na Escola Estadual Professora Maria Nilce Macedo Brandão, na quinta-feira, dia 22, das 8h às 11h, com dinâmicas entre os alunos, sorteio de brindes e ciclo de palestras sobre os temas: “A conservação dos rios e o reaproveitamento da água para evitar desperdício”, “Resíduos sólidos, coleta seletiva e reciclagem”, “Doenças vinculadas a água” e “O uso correto da rede de esgoto para evitar extravasamento”.
“Será uma oportunidade para falar sobre o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Meio Ambiente da Caer e orientar as pessoas sobre o que cada cidadão pode e deve fazer para contribuir no processo de preservação do meio ambiente”, disse a engenheira civil e educadora ambiental no NMA, Marilene da Silva Oliveira.
Projeto
O Caer nos Rios tem a proposta de fazer o recolhimento de lixo despejado de forma inadequada nas praias da cidade. Além disso, são realizadas ações de educação ambiental para banhistas e famílias que vivem próximas ao rio Branco e balneários visitados. Nas primeiras cinco edições, em 2015, foram recolhidas em média 4,5 toneladas de lixo. Este ano, na sexta e sétima edições já foram coletadas mais de duas toneladas de lixo.
FONTE: RORAIMA EM FOCO